sábado, 30 de julho de 2011

ENCONTRADO O TÚMULO DO APÓSTOLO FILIPE

Uma equipe de arqueólogos liderada pelo italiano Francesco d`Andria afirmou ter encontrado em Pamukkale, oeste da Turquia, antiga Hierápolis, o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, informou a agência Anatólia. Felipe teria evangelizado em diversas zonas da Ásia Menor.

“Tentamos há anos encontrar o túmulo de São Filipe. Finalmente, encontramo-lo entre os escombros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês”, disse o arqueólogo, que trabalha há vários anos na Turquia, citado pela agência.

Acrescentou que a sepultura ainda não foi aberta. “Um dia será aberta, sem dúvida. Esta descoberta é de grande importância para a arqueologia e o mundo cristão”, destacou.

Originário da Galileia, atual Israel, Filipe foi um dos discípulos de Jesus. Teria partido para evangelizar as regiões da Ásia Menor e teria sido apedrejado e depois crucificado pelos romanos em Hierápolis, na Frígia.

A atual Pamukkale é um lugar turístico conhecido especialmente por suas águas termais, suas rochas sedimentares e sua pedra calcária branca, de onde surge o nome da cidade, que significa em turco “castelo de algodão”.

São Filipe Apóstolo

Nascido em Betsaida (Galileia), junto ao Lago de Genezaré, e morreu em Hierápolis (Grécia) ou Cesareia (Filipos). Na Igreja Romana é celebrado junto com seu condiscípulo Tiago Menor, no dia 11 de maio, que, após a reforma litúrgica do Rito Romano passou para o dia três do mesmo mês. E no Rito Bizantino e eslavo é celebrado no dia 14 de novembro.

Filipe estava entre os que seguiam João Batista e estava também presente quando João Batista apontou para Jesus como o Cordeiro de Deus. No dia seguinte ao chamado de Pedro, quando estava a ponto de partir para a Galileia, Jesus se encontrou com Filipe e o chamou dizendo-lhe: “Segue-me”.

Foi o quinto apóstolo chamado. Filipe obedeceu ao chamado, e pouco depois trouxe Natanael como novo discípulo.

Seu nome no Evangelho aparece em Mateus 10, 2-4; Marcos 3, 14-19; Lucas 6, 13-16; João 1, 43-45; 6, 5-7; 12, 21-23; 14, 8-9; e Atos 1, 13.

Segundo os relatos dos Evangelhos podemos ver Filipe como um homem ingênuo, tímido, de mente sensata. Por pertencer ao Colégio Apostólico, vai pregar em Hierápolis (hoje Turquia) e na qual morre em idade avançada e seus restos são sepultados em Hierápolis. Segundo a tradição, os restos foram mais tarde transladados para Constantinopla e ali para a igreja dos Doze Apóstolos de Roma. Há, atualmente, duas sepulturas de um mesmo apóstolo ou antes de dois “Filipes” diferentes.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 27-07-2011. A tradução é do Cepat.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: