terça-feira, 14 de junho de 2011

DIA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA DA JUVENTUDE - 15 DE JUNHO DE 2011

Querida juventude brasileira, a vida juvenil pede nossa atenção!

"Eu vim para que todos tenham vida e
a tenham em abundância" (Jo 10, 10)

O próximo dia 15 de junho marca os dois anos de morte do Pe. Gisley Azevedo Gomes, assessor do Setor Juventude da CNBB. A saudade que cada jovem carrega em si pode ser a chance de um novo começo, de continuidade de um projeto que luta pela vida da juventude e que crê em um Jesus Ressuscitado, que renova as estruturas e luta pelo pobre e oprimido. A sua ausência se faz presença no meio da juventude, serve de luz, inspiração e motivação para que cada jovem cultive em si a indignação e se sinta incomodado ao ver tantos outros jovens mortos todos os dias. A Juventude é vida e quer viver! Quer viver um "um novo céu, uma nova terra"(Is 65,17) e construir a Civilização do Amor.

Neste momento em que se mescla ternura e resistência, precisamos nos colocar em movimento, lutando pela vida, contra a violência e extermínio daqueles que como nós, acreditam na juventude. Eis então o convite para celebrarmos juntos, a vida da juventude e a páscoa de um companheiro que caminhou conosco nesta batalha, realizando por meio do ofício que acompanha esta mensagem, o Dia Nacional de Oração pela vida da juventude.

Celebrar a Páscoa é um ato de fé e esperança no novo, na renovação e ao mesmo tempo na libertação da juventude que sofre com as mazelas de seu tempo. Por isso, juntos vamos celebrar a Páscoa de Pe. Gisley e em comunhão, convidamos os jovens de todo Brasil, se colocarem em oração neste dia 15 de junho, após exatos dois anos de sua morte. Celebrando a memória da vida deste eterno acompanhante juvenil, celebraremos a vida da juventude, cantando, rezando, dançando e lutando contra o extermínio de violência de jovens.

Faça este Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude acontecer em cada pedaço deste país e que cada jovem esteja em sintonia e oração.

Vamos juntos, girar o mundo! Rezar e clamar ao nosso amado Deus pela vida da juventude!

Brasil, 11 de junho de 2011.

Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude Rural




OFÍCIO PELA VIDA DA JUVENTUDE 15 DE JUNHO DE 2011


Queridos/as jovens de nosso amado Brasil, neste dia em que celebramos dois anos da Páscoa do Pe. Gisley Azevedo Gomes, apresentamos a vocês este roteiro de OfÍcio pela Vida da Juventude para ser rezado com os/as jovens de seu grupo, comunidade, escola, fazenda ou bairro.

1 – Chegada
Silêncio – Oração Pessoal
Deus é amor, arrisquemos viver por Amor. Deus é Amor, ele afasta o medo.

2 – Abertura
- Verdadeiramente ressurgiu Jesus, (bis) Cantemos aleluia! Resplandece a Luz! (bis)
- Festejemos todos com muita alegria, (bis) Pois a luz do Divino brilhou neste dia!
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis) Glória à Trindade Santa, glória aos Deus bendito! (bis)
- Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos, (bis) Ao Deus que habita na juventude nossa louvação! (bis)
- Onde está o Espírito reina a liberdade, (bis) Por ele conduzidos vamos à liberdade! (bis)

3 – Recordação da Vida
Nesta hora em que, como comunidade, nos reunimos para juntos/as rezarmos pela vida da juventude somos convidados/as a trazermos gestos, pessoas e ações em defesa da vida da juventude e intercalando entre uma e outra recordação, proclamemos juntos a frase:

“... Despojarei minha vida: “seja morte matada, seja morte morrida, se for vida doada não é morte, é vida!”

4 – Hino
A vida da juventude está sendo ceifada de diversas formas em nosso país. O sangue derramado deles/as deve nos impulsionar a defendermos a vida da juventude. Cantemos juntos/as o Pai-Nosso dos/as Mártires, para que nós fiéis ao mandato de Cristo, possamos defender a Vida.

Pai-Nosso dos/as Mártires

Pai nosso, dos pobres marginalizados
Pai nosso, dos mártires, dos torturados.

Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida, Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão Maldita toda a violência que devora a vida pela repressão. O, o, o, o, O, o, o, o

Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus libertador, Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor. Pedimos-Te o pão da vida, o pão da segurança, o pão das multidões. O pão que traz humanidade, que constrói o homem em vez de canhões O, o, o, o, O, o, o, o

Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte, Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é lei mais forte. Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos prevalecidos Pai nosso, revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos Pai nosso, revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos O, o, o, o, O, o, o, o

Pai nosso, dos pobres marginalizados Pai nosso, dos mártires, dos torturados.

5 – Salmo 46 (45)

Cantemos alegres a certeza de que Deus nos acompanha em nossas lutas pela Vida da Juventude.

1. Nosso Deus é nossa força, nosso Deus é nosso abrigo, um socorro sempre alerta contra todos os perigos; treme a terra, ruge o mar não tememos seus bramidos. (bis)

O senhor dos que combatem é conosco, está com a gente, Ele é nossa fortaleza, é o Deus que nos defende!

2. Corre um rio de alegria pra Cidade onde está Deus. Deus está bem lá no meio, ninguém pode com os seus; raia o dia, ele os socorre, vence o mundo a voz dos céus! (Bis)

3. Venham ver suas maravilhas, ele acaba toda guerra, despedaça carros e armas, joga tudo na fogueira; Tenham paz, pois eu sou Deus, mais que os povos, mais que a Terra! (Bis)

4. Glória ao Deus dos pequeninos que confunde os poderosos, glória ao Filho Bem-Amado, que é de Deus e é dos nossos; glória ao Espírito Santo, por seus feitos grandiosos! (Bis)

6 – Leitura Bíblica Aclamação:

Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, como o chuvisco na relva, como o aguaceiro na grama. Amém! (Cf. Dt. 32,2)

Leitura Bíblica: “Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim!” - Jo 13, 1 7

7 – Meditação / Partilha / Silêncio
Jesus, amando os seus, amou-os e amou-nos até o fim. Ele, o Messias, amou todos/as incondicionalmente. Amou tanto que morre na Cruz para que todos/as tenham Vida e Vida em abundancia. Hoje, somos nós, que devemos amar até o fim e no seguimento a Jesus, defender a Vida plena para todos/as, em especial para os/as jovens e pobres.

8 – Preces
Como Comunidade dos que acreditam no Ressuscitado elevemos ao Deus da Vida nossas preces:

- Senhor, na Páscoa de Cristo, nos destes a Vida, ajuda-nos a defender a Vida da Juventude... Senhor escuta a nossa prece!

- Senhor que a memória e a presença de Cristo, que impulsionou Pe. Gisley e tantos/as de nossos/as irmãos/ãs a doarem suas Vidas pela Vida da Juventude impulsione, também nós, a doarmos nossas Vidas pela Vida... Senhor escuta a nossa prece! - Senhor teu Filho, entrega sua Vida em um ato de Amor incondicional, nos ajude a também nós amarmos incondicionalmente... Senhor escuta a nossa prece!

- Preces espontâneas

9 - Pai-Nosso

10 - Oração
Rezemos juntos/as com todos/as os jovens e grupos de nosso país a Oração da Campanha Nacional Contra a violência e o Extermínio de Jovens para cesse todo a violência.

ORAÇÃO DA CAMPANHA

Deus da Vida, da beleza, das cores e dos sonhos, ajuda-nos a construir uma sociedade mais justa, amorosa e pacífica, onde possamos viver irmanados e de forma digna e feliz.

Deus Libertador, olha para a juventude brasileira e afasta dela todas as formas de violência, principalmente o extermínio, que derruba tantos jovens cheios de sonhos, projetos e potencialidades.

Pai/Mãe da Juventude, Tu sabes o quanto gostamos de viver, de sonhar, de brincar, de namorar e de fazer tantas coisas boas. Não permita que roubem de nós esses direitos tão essenciais.

Tira de nós toda indiferença e desesperança. Que não deixemos de acreditar em nossos sonhos e de organizar as nossas lutas em busca da Civilização do Amor, do Outro Mundo Possível, do Reino de Deus.

Somos teus discípulos e tuas discípulas jovens que, de mãos dadas e com os pés fincados no chão, seguimos em marcha contra a violência e o extermínio de jovens, numa estrada banhada de sangue, que desejamos ver, sempre mais banhada de flores, sonhos e de justiça. Caminha conosco, Senhor, porque a luta não é fácil e somente em Ti encontraremos força e coragem para não ter medo e nem desistir da marcha.

A vida da juventude está clamando por nossa ação e, como a jovem Maria, dizemos SIM a este chamado e, com cores e jeitos diversos, pintaremos a bandeira da Paz tão desejada por nossos povos.

Amém, axé, awerê, aleluia!

11 - Benção

“Que a terra abra caminhos sempre a frente dos teus passos,
E que o vento sopre suave sobre os teus ombros, Que o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rosto,
Que a chuva caia suave entre teus campos,
Para que juntos/as defendamos a vida da juventude. Que Deus nos guarde no calor do seu abraço para que possamos amar incondicionalmente! Amém

12 – Ciranda pela Vida
Encerrando este Oficio pela Vida da Juventude, todos/as, são convidados/as a dançarem a Ciranda pela Vida.

Vamos juntos gritar,
Girar o mundo.
Chega de violência
E extermínio de jovens!

São milhares de jovens mortos,
proibidos de sonhar,
sem direitos, sem respeito
sem ter paz para cantar.

Nossa gente que tá chorando,
nosso povo que tá sangrando,
com Jesus a nos guiar,
pela vida plena é que vamos lutar!

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: