quarta-feira, 15 de junho de 2011

ASSESSORES E SECRETÁRIOS REGIONAIS DA CNBB DISCUTEM IMPLEMENTAÇÃO DAS DGAE

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foram tema de estudo da reunião dos secretários regionais e assessores da CNBB, nesta segunda-feira, 13, na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília. Eles discutiram caminhos e métodos para a implementação da novas Diretrizes aprovadas na 49ª Assembleia da CNBB, no mês passado, em Aparecida (SP).

Segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que presidiu pela primeira vez a reunião, é tarefa do Secretariado e das Comissões Pastorais da CNBB fazer com que as Diretrizes sejam estudadas e compreendidas pelas comunidades católicas do Brasil. Dom Leonardo enfatizou, ainda, a importância das dioceses elaborarem seus planos de pastoral tendo como base as Diretrizes.

O grupo aprovou a proposta de promover um estudo mais aprofundado das Diretrizes para os assessores da CNBB, capacitando-os para ajudar na divulgação e repasse das Diretrizes. Outra proposta definida pelo grupo foi a elaboração de subsídios que ajudem a assimilar e divulgar as Diretrizes nos Regionais, dioceses e paróquias. As duas propostas serão apresentadas ao Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep).

Dom Leonardo conclamou os secretários regionais e assessores a realizarem seu trabalho com disponibilidade e gratuidade. “A função dos secretários e dos assessores não é promoção, nem poder, mas serviço. Vamos fazê-lo da forma mais disponível e gratuita possível. Este serviço é muito importante para a Igreja”, disse.

Amanhã, 15, começa a primeira reunião do novo Conselho Permanente da CNBB. Uma das tarefas do Conselho será escolher os bispos membros para cada uma das 12 Comissões Pastorais e aprovar os nomes dos assessores apresentados pelas Comissões para o quadriênio 2011-2015.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: