quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ARCEBISPO DE BRASÍLIA ASSUME A CONGREGAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA

Bento XVI nomeou nesta terça-feira o arcebispo de Brasília, João Braz de Aviz, como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em substituição ao cardeal esloveno Franc Rodé que pediu a renúncia por questões de idade. O escolhido não é religioso.

Dom João Braz de Aviz nasceu em Mafra, diocese de Joinville em 1947. Estudou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos de Curitiba e na Faculdade de Palmas, Paraná, para depois completar os estudos teológicos na Universidade Gregoriana de Roma e na Lateranense, onde, em 1992, doutorou-se em teologia dogmática.

Ordenado sacerdote em 1972 na diocese de Apucarana, desenvolveu seu ministério como pároco em diversas paróquias, foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de teologia dogmática no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.

Foi também membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, assim como coordenador-geral da pastoral diocesana de Apucarana.

No dia 6 de abril de 1994, foi eleito auxiliar da Arquidiocese de Vitória e nomeado bispo no dia 31 de maio do mesmo ano.

Foi bispo de Ponta Grossa em 1998, promovido a arcebispo de Maringá em 2002 e nomeado em 2004 como arcebispo de Brasília, onde organizou no último mês de maio o XVI Congresso Eucarístico Nacional, junto ao 50º aniversário da cidade.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, 05-01-2011, a nomeação de d. João surpreendeu vaticanistas. Discreto e pouco conhecido fora do Brasil, d. João vai comandar a congregação encarregada de controlar todas as ordens religiosas (masculinas e femininas) e institutos seculares, ligados aos Institutos de Vida Consagrada. Também será a autoridade máxima a cuidar do regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios de todos os religiosos da Igreja Católica. Na prática, suas decisões vão afetar a rotina de 1,064 milhão de integrantes - padres, freiras e religiosos não sacerdotes - da Igreja em todo o mundo, além de milhares de membros de institutos de vida consagrada, homens e mulheres.

Com a nomeação - que praticamente lhe assegura, num futuro próximo, a promoção a cardeal - , d. João passa a ser o brasileiro a ocupar o mais alto posto da hierarquia da Igreja em Roma atualmente. Apenas três religiosos brasileiros foram nomeados anteriormente para a chefia de uma das congregações romanas: d. Agnelo Rossi (Congregação para Evangelização dos Povos, 1970-1984), d. Lucas Moreira Neves (Congregação para os Bispos, 1998-2000) e d. Cláudio Hummes (Congregação para o Clero, 2006-2010).

Vida religiosa

D. João Braz de Aviz é arcebispo de Brasília desde 2004. No ano passado, organizou o 16.º Congresso Eucarístico Nacional. Natural de Mafra (SC), d. João iniciou sua formação filosófica e religiosa no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR). Completou os estudos teológicos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, e formou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

A reportagem é da agência Efe, 04-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: