terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NOTA DOS LEIGOS LEIGAS DO REGIONAL SUL 1 SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2010

“Leigos da Igreja no coração do mundo,
leigos do mundo no coração da Igreja.” DP

Reunidos em Assembléia Ordinária, nos dia 5, 6 e 7 de novembro de 2010, na Casa de Retiro Emaús, no município de Araras, Diocese de Limeira – SP, nós leigos e leigas cientes de nossa vocação e missão, na Igreja e no mundo, e tocados pela conjuntura eleitoral vivenciada a poucos dias, sentimos a necessidade de assumir nossa responsabilidade de interlocutores, junto à sociedade e à hierarquia católica.

Nas eleições gerais de 2010, ainda em fase de divulgação de resultados, presenciamos angustiadamente o advento de boatos, mentiras e calúnias, veiculadas pela internet, pela mídia conservadora e mesmo em homílias, que prejudicaram substancialmente o debate político e contribuíram para alimentar a alienação do povo e principalmente da juventude.

Acreditamos que a Política sendo gestão para o bem comum necessita ser verdadeira, compromissada e responsável, exigindo de todos nós enquanto Igreja uma postura coerente. Desta forma, lamentamos profundamente que nossa Igreja tenha sido instrumentalizada em prol desta ou daquela candidatura ou partido, e que por este motivo muitos de nós leigos e leigas nos sentimos divididos e duvidosos e até mesmo descrentes. Ressalta-se que a Doutrina Social da Igreja impõe a política partidária como campo específico do leigo e da leiga e cabe à hierarquia zelar pela unidade do rebanho e não por sua divisão, não devendo tomar parte, tomar partido.

Como Igreja profética agimos, e agora comemoramos a instituição do Projeto Ficha Limpa, originalmente projeto de iniciativa popular organizado e mobilizado por diversas entidades da sociedade civil brasileira que culminou com o impedimento de concorrência de diversos políticos marcadamente envolvidos em denúncias de corrupção ou já julgados por tal feito.

Finalizando, congratulamo-nos e parabenizamos todos os eleitos e eleitas, pois venceram pela vontade popular, prevalecendo a democracia e o livre arbítrio. Desejamos que os compromissos assumidos na campanha eleitoral sejam efetivamente cumpridos, assim como implementadas as reformas que o Brasil precisa, principalmente uma Reforma Política ampla e que corrija as distorções do atual Sistema Político brasileiro. Estaremos atentos para acompanhar o mandato dos eleitos e cobrar sempre a defesa da vida, seja das crianças, dos jovens, dos idosos, das mulheres, dos pobres e do meio ambiente.

Araras, 07 de novembro de 2010.

Assinam essa carta os cristãos leigos e leigas presentes na Assembleia Geral Ordinária, em Araras, de 5 a 7 de novembro.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: