terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MOÇÃO DE GRATIDÃO AO BISPO DIOCESANO DE JALES - DOM LUIZ DEMÉTRIO VALENTINI

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul I, reunido em Assembleia Geral Ordinária, de 5 a 7 de Novembro de 2010, tendo a presença de cristãos leigos e cristãs leigas das 8 sub-Regiões Pastorais do Regional Sul I expressa, publicamente, agradecimento ao Bispo Diocesano de Jales, Dom Luiz Demétrio Valentini, por sua postura de pastor e coerência evangélica na defesa da vida, em todos os seus estágios, demonstrado no decorrer de sua história e, em especial, nas eleições deste ano, destacando a necessidade de respeitar a colegialidade episcopal e de orientar a população no sentido da livre escolha nas eleições, para que, diante dos referenciais evangélicos, expressassem o voto em candidatos em cujo programa de governo e história de vida teriam mais condições de promover a vida em plenitude.

Neste momento eleitoral de 2010, certamente, uma grande angústia tomou conta de nossa Igreja e sociedade, proveniente de análises fundamentalistas e explicitação de divisão causada por partidarismo político assumido por bispos, grupos de bispos ou comissões, transgredindo a grata intuição da colegialidade. Muitos destes se lançaram publicamente em pronunciamento contra determinado partido, baseadas em análises e dados enviesados. Nunca o episcopado brasileiro foi partidarista.

A comunhão eclesial e a defesa dos órgãos de colegialidade episcopal tem sido uma constante nas orientações do bispo Demétrio, contra todo e qualquer separatismo ou pronunciamento fundamentalista e partidarista divisor, que transgride os gestos de uma Igreja expressão da comunhão, sinal da Trindade. Obrigado, Dom Demétrio! Acreditamos na colegialidade, como o senhor também tem nos ensinado. Colocamo-nos com preocupação diante da ação de pessoa ou grupo que transgridam a colegialidade dos bispos, pois não é possível assumir para si o dom da verdade. A verdade é Jesus Cristo. Nossa Igreja é universal e colegiada. Obrigado por nos lembrar disso!

Luiz Demétrio Valentini, dom de Deus neste estado de São Paulo, Regional Sul I da CNBB, pedimos ao senhor a bênção e oferecemos a nossa eterna gratidão, enquanto organismo eclesial no qual estão presentes leigos das diferentes dioceses, pastorais, organismos e movimentos. Também somos Igreja! Em suas palavras, Demétrio, o Ressuscitado tem se feito presente em nosso meio, fazendo-nos transbordar de esperança, acalentando a nossa fé e contribuindo para que o amor de Deus se faça.

Que o Deus da vida, por Jesus Cristo, no Espírito, sempre o abençoe!

Continue pastor e profeta!

Assinam essa carta os cristãos leigos e leigas presentes na Assembleia Geral Ordinária, em Araras, de 5 a 7 de novembro.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: