sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESCOLA DE FORMAÇÃO DOS LEIGOS DA REGIÃO PENÁPOLIS – DIOCESE DE LINS

ENCERRA PRIMEIRO BLOCO DO CURSO NO DOMINGO

A Escola de Formação Cristã da Diocese de Lins – Região Pastoral Penápolis, sob orientação do 3º Plano de Pastoral Orgânica da Diocese de Lins, que prevê como projeto a Formação permanente dos cristãos leigos e leigas, terá o encerramento do primeiro bloco do Curso de Teologia e Animação Pastoral no próximo dia 21 de novembro, domingo, das 8h00 às 12h00, no Salão Paroquial do Santuário de São Francisco de Assis.

O Curso que conta com a participação de cristãos leigos e leigas das 11 das cidades da Região teve início em abril deste ano, com a aula inaugural sob o tema “Para que todos tenham vida plenamente: eis a sua missão”, ministrada pela professora Rosana Manzini, Mestre em Teologia, Professora da PUC SP, UNISAL SP e Vice-diretora acadêmica da Faculdade Dehoniana de Taubaté.

O aula de encerramento deste bloco, no domingo as 8h00, será ministrada pelo professor Dr. Romualdo Dias, da UNESP Rio Claro, mestre em pedagogia e doutor em filosofia, com o tema: “Todos reconhecerão que vocês são meus discípulos, se... (Jo 15,35) comunidades coerentes com a prática de Jesus Cristo”.

O conteúdo programático deste primeiro bloco, elaborado pelo professor Dr. Benedito Ferraro, Doutor em Cristologia, abordou os seguintes temas:

(1) Jesus de Nazaré e o contexto da Palestina do I Século. Professor: Marivan Ramos, leigo da Diocese de Santo André, Teólogo e Especialista em Cultura Judaico-Cristã, professor nos cursos de Teologia Popular

(2) O Anúncio do Reino a partir de Mt 9,35-36; Lc 4,14-30; Mt 11,2-6// Lc 7,18-23. Professores: Lucas (especialista em Bíblia) e Aurea (Doutora em Educação), membros do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – Birigui.

(3) Jesus e os Pobres: "Jesus de Nazaré nasceu e viveu pobre no meio do seu povo de Israel, compadeceu-se das multidões e fez o bem a todos "(Puebla, 190). Professor: Dr. Munir Jorge Felício, advogado e filósofo, mestre em educação, doutor em Geografia, Coordenador da Faculdade de Comunicação Social da UNOESTE e membro do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos.

(4) As controvérsias evangélicas (Lei - Religião e Templo - Messianismo): Por que Jesus foi morto? Causas político-econômicas e religiosas da morte de Jesus. Professores: Lucas (especialista em Bíblia) e Aurea (Doutora em Educação), membros do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – Birigui.

(5) Teologia da Morte de Jesus: Por que Jesus morre? O sentido da morte de Jesus na perspectiva da fé cristã. Professores: Lucas (especialista em Bíblia) e Aurea (Doutora em Educação), membros do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – Birigui.

(6) “Ele está presente no meio de nós!” As aparições e o sentido da ressurreição. Professor: Pe. Paulinho, biblista, PUC Campinas.

(7) "Todos reconhecerão que vocês são meus discípulos, se..." (Jo 15,35) comunidades coerentes com a prática de Jesus Cristo. Professor: Dr. Romualdo Dias, UNESP.

Após a aula final, haverá missa de encerramento e será entregue a todos o Certificado de Curso de Extensão Universitária, pois o curso possui vínculo com a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Alex de Souza Rossi – Coordenador do Conselho Diocesano de Pastoral e Diretor Geral da Escola

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: