sexta-feira, 17 de junho de 2011

JORNADA REGIONAL OCORRE NO CHILE EM PREPARAÇÃO AO CONGRESSO CONTINENTAL DE TEOLOGIA

O Chile irá acolher a jornada regional do Cone Sul e do Brasil em preparação ao Congresso Continental de Teologia, que irá ocorrer em 2012, na Unisinos.

No ano que vem, completam-se os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II e os 40 anos da publicação do livro Teología de la liberación, de Gustavo Gutiérrez.

Para comemorar e celebrar esses acontecimentos, várias organizações latino-americanas – dentre elas o Instituto Humanitas Unisinos - IHU – estão organizando o Congresso Continental de Teologia, a ser realizado na Unisinos, entre os dias 8 a 12 de outubro de 2012.

A jornada do Chile será realizada na Universidade Católica Cardenal Silva Henríquez, em Santiago do Chile e leva o nome do teólogo Ronaldo Muñoz, que, por sua docência, escritos e testemunho de vida, é considerado um modelo de teólogo latino-americano. Padre da Congregação dos Sagrados Corações, Muñoz estudou teologia na Universidade Gregoriana, em Roma, e obteve o doutorado no Instituto Católico de Paris, na França, e na Universidade de Regensburg, na Alemanha.

A intenção da jornada, além de reunir a comunidade teológica da região, é discernir os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e por um mundo pluralista e globalizado. Dentro desse contexto, a proposta é também avaliar as consequentes tarefas para uma teologia como serviço às Igrejas cristãs e à humanidade.

Tendo como pano de fundo a acolhida ao Concílio Vaticano II no ambiente latino-americano e caribenho, o desafio no Chile será também revisar a metodologia da teologia latino-americana e refletir sobre a hermenêutica bíblica e sobre o diálogo da teologia com as ciências sociais e naturais, além das teologias indígenas e feministas.

Alguns dos conferencistas confirmados são: Ana María Tepedino (Brasil), Antonio Bentué (Chile), César Carbullanca (Chile), Eleazar López (México), Francisco Claro (Chile), Jung Mo Sung (Brasil), Marcelo Trejo (Argentina), Margot Bremer (Paraguai), Octavio Groppa (Argentina), Pablo Bonavía (Uruguai), Paulo Suess (Brasil), Richard Arce (Uruguai), Sergio Silva (Chile).

Outro aspecto importante da jornada será ressaltar a memória dos profetas e mártires, homens e mulheres, do Cone Sul e do Brasil. Haverá ainda mesas de trabalho, em que, por meio de um processo coletivo, busca-se construir contribuições para o diálogo entre assuntos e experiências específicos permeados pela teologia. Serão 10 temas:

1. O Concílio Vaticano II: memória, vigência e atualidade
2. Perguntas contemporâneas sobre Deus
3. Teologia e formação religiosa nas universidades
4. Ciências Sociais e Teologia
5. Ciências naturais (física, biologia) e Teologia
6. Nova cosmologia e espiritualidade ecológica
7. Sabedoria e filosofias de povos originários em sua relação com Deus
8. Mulheres, gênero e teologia
9. Teologia e integração do Cone Sul a partir dos movimentos sociais
10. Leitura comunitária da Bíblia na tradição latino-americana. Perspectiva ecumênica

Além da jornada que irá ocorrer no Chile, estão sendo realizadas outras três jornadas regionais. A primeira ocorreu em abril na Guatemala, para os participantes da América Central e do Caribe. Para a região Norte do continente, a jornada irá ocorrer entre os dias 5 a 8 de outubro, no México. E, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, ocorre a Jornada dos Países Andinos.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: