segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Santo André

“...a comunhão e a missão estão profundamente unidas entre si.
A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão” (cf. DA 163).

Santo André, 01 de maio de 2011

Nesse dia do trabalho, nós leigos e leigas reunidos na Diocese de Santo André queremos dar os parabéns à todos os trabalhadores e trabalhadoras que no dia a dia fazem do seu trabalho sustento de sua vida e de sua família, e aproveito pra lembrar que essa data surgiu da reunião de trabalhadores(as) no dia 1º. de maio de 1886 em Chicago que juntos reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada de 13 para 8 horas diária e salários mais digno, não é preciso dizer que repressão das elites poderosos fizeram muitos trabalhadores mortos naquele dia e nos dias seguintes, então o Dia do Trabalho é dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

NESSE SENTIDO NÓS do CNLB queremos e devemos lembrar que a nossa vocação de leigos e leigas nos chama a ser sinal da presença de Deus aí no mundo do trabalho, nossa identidade laical se coloca de forma mais privilegiada no ambiente do trabalho que toma 1/3 da nossa vida, portanto, precisa ter a presença de Deus aí gerando vida, e nós somos chamados a ser o sinal dessa presença. Onde há Deus não pode haver espaço para maldades, para trapaças, para desvios, corrupções, falta de dignidade, de opressão, inveja, corpo mole e nem injustiças.

Assim peço que cada um e cada uma inspirados pelo Cristo ressuscitado trabalhe pelo Reino no mundo do trabalho.

E é significativo que o evangelho de João narrado na liturgia de hoje nos ajude a relacionar nossa missão de leigos e leigas envolvidos no mundo do trabalho.

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Quantos de nós leigos e leigas continuamos fechado no nosso mundinho com medo do sistema que paralisa e emburrece nossas ações, as portas se fecham e nem sempre unidos como estavam em Jerusalém.

Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: "A paz esteja convosco". Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Precisamos chamar e deixar Jesus entrar no nosso meio, na nossa missão de leigos e leigas que juntos celebram a ressurreição e se legram ao ser portadores de que a PAZ ESTEJA CONVOSCO..

Jesus disse, de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, soprou sobre eles e falou: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos". Recebamos a paz que vem do Senhor e como leigos e leigas levemos ao mundo essa paz, Ele está nos enviando e confiando em nós para anunciar sua ressurreição, recebemos o Espírito Santo no dia do nosso batismo e Ele continua soprando o mesmo Espírito que o conduziu ao Trabalho pelo Reino pra que sejamos nós sinal do perdão de Deus no mundo do trabalho e na vida.

Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: "Nós vimos o Senhor!" Mas Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei". Ainda tem muitos “Tomes” que não viram o Senhor ressuscitado e não vão poder dar testemunho, mas nós somos chamados a dar testemunho dessa ressurreição, pois NÓS VIMOS O SENHOR, ou não vimos? Se vimos não podemos nos calar, se não vimos somos nós o Tomé que precisa ainda ser convencido da ressurreição, mas mesmo assim Tomé não abandonou o grupo, não deixou a comunidade de fé, não virou a cara para sua missão, nós vamos virar?

Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" Jesus lhe disse: "Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!" Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Jesus insisti em aparecer dias depois na nossas vidas, depois de nossas recusas de estar no mundo do trabalho anunciando NÓS VIMOS O SENHOR, Vamos estar atentos, vamos chamar e manter junto de nós os “Tomés” para poder fazer experiência da ressurreição e também eles proclamarem MEU SENHOR E MEU DEUS.....

Somos chamados estar no mundo do trabalho anunciando o Ressuscitado e a ajudar nossos(as) irmãos(ãs) a ressuscitar com Cristo, por isso acredito que o CNLB pode e deve ajudar a lembrar dessas coisas, que juntos somos mais fortes, e de que “ Só quando estamos unidos é que o Espírito Santo nos vem”..

Feliz dia do Trabalho, Feliz dia de anunciadores(as) do Ressuscitado no mundo do trabalho.

Roberto -Coordenador CNLB Santo André

Estaremos no programa Boa Noticia da diocese para falar do CNLB. Divulgue, será na TV ECO na próxima quarta feira dia 04 de maio as 16:00hs com reprise na sexta dia 06 as 08:00 hs.

A TV Eco nas TV a cabo é canal 9 e no UHF canal 96

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: