sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMISSÃO DA JUVENTUDE DO CNLB SUL I SE REÚNE EM SÃO PAULO

A Comissão da Juventude do Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul I (CNLB Sul I) se reunirá nos dias 28 e 29 de maio, no Centro Salvatoriano, na Vila Guarani, em São Paulo.

O CNLB Sul I desde a eleição da atual presidência, em 2009, tem trabalhado a partir das motivações de Puebla e Aparecida, alicerçadas no Documento 85 da CNBB, para que a opção preferencial pelos jovens seja assumida neste organismo eclesial, que articula as várias pastorais, movimentos e associações laicais.


A constituição desta mais nova Comissão do CNLB Sul I foi aprovada na Assembléia Geral Ordinária, em Araras, em fevereiro de 2011 e é composta pelos seguintes membros:

Edilene Sousa – Bauru
Kamila Gomes – São Paulo
Márcio José de Oliveira – Lençóis Paulista
Ettore Thiago Meirelles – São Paulo
Alex de Souza Rossi – Barretos/Penápolis

Ela difere substancialmente do Setor Juventude, que é um organismo amplo e congregador das diferentes formas de evangelização da juventude, e não tem o intuito de assumir para si esse papel. Com a Comissão da Juventude, o CNLB Sul I pretende fazer com que todas as pastorais, movimentos e associações laicais assumam a perspectiva da opção preferencial pelos jovens e possibilitar que o novo, que é o jovem e a jovem, e os referencias presentes na geração Y (novas gerações) ajudem o CNLB nos projetos elaborados nesse momento de mudança de época, tornando, no CNLB Sul I, os jovens e as jovens co-autores dos processos.

O objetivo da Comissão da Juventude no CNLB Sul I é:

1. Ir ao encontro e articular-se com pastorais, movimentos e organismos que trabalham com a evangelização da juventude a fim de estimular a compreensão acerca de sua vocação e missão laical.

2. Estimular a inserção dos organismos eclesiais de evangelização da juventude nas diversas instâncias do CNLB SUL I, bem como fomentar a presença de jovens em suas equipes executivas e deliberativas em seus diferentes âmbitos.

3. Promover ações e eventos em comunhão com as diversas experiências de evangelização da juventude presentes na CNBB SUL I, discutindo temáticas pertinentes ao laicato jovem, com o intuito de aprofundar e ampliar a discussão sobre o protagonismo do jovem na vida da igreja e da sociedade, assumindo como princípio a formação integral e continuada.

Talvez a frase do saudoso Dom Helder expresse o sentimento do CNLB Sul I nesse passo em direção às jovens e aos jovens:

"Demos à juventude, enquanto é tempo, um crédito de
confiança, corojaso e ilimitado...
No dia em que a juventude foi comedida,
prudente e fria como a velhice, o país morrerá de tédio.”

Sejamos sempre novos, alicerçado no novo que é o próprio Cristo Jesus! Demos à juventude a chance de nos ajudar nessa descoberta da força e garra que está em cada um de nós e em nossos organismos eclesiais, para sermos mais discípulos-missionários de Jesus Cristo.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: