terça-feira, 12 de abril de 2011

RIO GRANDE DO SUL PODERÁ TER MAIS TRÊS ARQUIDIOCESES. ANÚNCIO PODERÁ SER FEITO AMANHÃ

Aguardado há anos pelos católicos, pode enfim sair amanhã o anúncio do Vaticano de que as dioceses de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo vão ser transformadas em arquidioceses. Com a mudança, a arquidiocese de Porto Alegre, na qual estavam inseridas as dioceses, deixa de ser uma das maiores do mundo, com 13.530 quilômetros quadrados.

A reportagem é de Marilice Daronco e Sancler Ebert e publicada pelo jornal Zero Hora, 12-04-2011.

A informação deverá sair em decreto do papa Bento XVI que é aguardado para amanhã. De acordo com o coordenador de Pastoral da diocese de Santa Maria, padre Ruben Natal Dotto, os decretos papais são publicados na internet, às 7h, às quartas-feiras.

– Como o prazo para a publicação do decreto de criação da arquidiocese de Santa Maria era o fim do mês de abril e nas próximas semanas já estaremos nas comemorações da Semana Santa, quando os decretos não costumam ser publicados, a expectativa é que a boa notícia chegue nesta quarta-feira – explica Dotto.

A partir do decreto deve ocorrer uma mudança da ligação das dioceses gaúchas. Hoje todas fazem parte da arquidiocese de Porto Alegre. Com o anúncio, as dioceses de Uruguaiana, Santa Cruz, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo devem ficar ligadas à arquidiocese de Santa Maria, por exemplo. Por isso, as principais decisões sobre o futuro dessas dioceses passam a ser tomadas na cidade e não mais na Capital.

Além disso, a exemplo da catedral de Porto Alegre, as de Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo deverão ser consideradas catedrais metropolitanas, título que lhe atribui ainda maior valor religioso, histórico e, consequentemente, turístico.

Como, na prática, essas dioceses já faziam parte de um grupo, chamado interdiocesano, que discutia conjuntamente suas decisões, todas elas estarão reunidas amanhã, em Santo Ângelo, para um encontro de trabalho que já estava agendado. Por isso, os bispos podem receber juntos a notícia oficial.

Segundo o arcebispo da Capital, dom Dadeus Grings, documentos internos recebidos pela arquidiocese dão conta de que a comunicação oficial realmente deve ocorrer amanhã. Questionado sobre quem será o arcebispo de Santa Maria, dom Dadeus não demonstra a menor dúvida:

– Dom Helio Rubert, com certeza. Assim como dom Jacinto (Bergmann) será o de Pelotas e dom Ercílio (Simon), de Passo Fundo. Ou seja, os bispos se tornarão arcebispos. É assim que funciona – explica.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: