terça-feira, 15 de março de 2011

CONVOCAÇÃO DO ARCEBISPO

Aos Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Religiosas e Fiéis Leigos e Leigas de nossa Igreja Particular faço saber que neste ano de 2011, a Arquidiocese de Sorocaba estará realizando seu 1º Congresso de Leigos, cujo desenrolar terá seu momento conclusivo no dia 20 de novembro, Festa de Cristo Rei. Para o pleno sucesso evangelizador do Congresso convoco todo o Povo de Deus a participar, na oração e na reflexão do processo, nos grupos de reflexão e nas oficinas temáticas que faremos realizar.

O principal objetivo é aprofundar a consciência da missão própria do fiel leigo como vem expresso no documento conciliar "Apostolicam Actuositatem", bem como em outros documentos oficiais da Igreja: "É necessário que os leigos assumam a renovação da ordem temporal com sua função, com sua competência específica e responsabilidade própria" (própria e nela operem de maneira direta e definida, guiados pela luz do Evangelho e pela mente da Igreja, e levados pela caridade cristã. Cooperem como cidadãos com os cidadãos AA, n.1359).

Esta compreensão deve estar presente, em primeiro lugar naqueles que têm a missão de formar nos fiéis a consciência viva de que são discípulos missionários no coração do mundo, o bispo com o seu presbitério. Os leigos, na feliz expressão do documento de Puebla, citada no documento de Aparecida, são "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).

Somos gratos a Deus pelo imenso número de leigos que servem o Povo de Deus através das mais variadas formas de ministérios eclesiais. Em um mundo em constante mutação, onde os valores do evangelho, quando não hostilizados, são frequentemente banidos da nova cultura, mais que nunca necessitamos de um laicato organizado e atuante nas variadas dimensões da vida da sociedade, tais como: Comunicação Social, Educação, Arte, Saúde, Economia, Política, etc...

O ser cristão não pode se reduzir à participação na liturgia, fonte e cume da vida cristã, mas tem necessariamente que se traduzir em testemunho evangélico na família e em todas as expressões da vida social, no coração da história, feita pelas decisões das pessoas envolvidas na trama cotidiana da vida. É necessário que os leigos se organizem em grupos ou entidades, de acordo com a profissão que exercem, para, juntos, ouvirem a palavra de Deus e, na oração, irem descobrindo os caminhos do Reino no universo onde trabalham para ganhar a vida e participar da construção do bem comum.

É, pois, necessário que todos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, se engajem nesse processo, para o que todos, sem exceção, estão convocados. Estou certo de que esse é um desejo do Espírito de Deus que sopra em nossa Igreja e confio a Nossa Senhora da Ponte e aos nossos Santos e Santas Padroeiros o sucesso pastoral dessa iniciativa.

A todos a graça e a Paz da Parte do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Arcebispo de Sorocaba

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: