terça-feira, 15 de março de 2011

CONSELHO DE LEIGOS PREPARA CONGRESSO PARA 2011

A primeira reunião oficial foi em 14 de fevereiro de 2009, convocada pelo próprio Arcebispo Dom Eduardo, após um encontro de formação realizado em Sorocaba com o Bispo de Jundiaí, na época Dom Gil Antonio Moreira, incentivando a implantação do Conselho de Leigos. Dessa data até hoje já foram realizadas 21 reuniões onde se faz formação e espiritualidade, com celebração Eucarística. Dom Eduardo tem acompanhado o Conselho desde a sua implantação e os membros já estudaram o documento Christifideles Laici".

José Carlos Felamingo, atual coordenador, informa que o grupo vem trabalhando na organização do 1º Congresso de Leigos, que irá acontecer nas próprias paróquias, comunidades e outros grupos constituídos.

A idéia de um Congresso surgiu em agosto de 2010, lançada pelo arcebispo. "A partir daí os encontros foram voltados para o desenvolvimento do congresso. O Tema e o Lema já estão pré-definidos, mas Dom Eduardo quer se garantir que estejam incluídos na oração e no Hino que ainda serão elaborados", explica Felamingo.

O lançamento do Congresso será feito no dia 26 de março, no CAP, quando são convidados todos os padres, mínimo de 3 leigos por paróquia e coordenadores de pastorais e movimentos. O arcebispo reforça que a presença é indispensável.

Congresso acontecerá em Etapas Na primeira etapa, que se realizará nas paróquias e comunidades de março a julho de 2011, o objetivo é informar e mobilizar os leigos, através de reflexão e estudo de temas propostos sobre a vida e a missão do leigo na Igreja e no mundo. Na segunda etapa, que será em âmbito diocesano, serão propostas atividades que criem unidade de reflexão e ação de leigos no âmbito de seu trabalho. O local será o CAP no período de agosto a setembro.

A elaboração de dados será a Terceira Etapa e deverá acontecer no mês de outubro, onde serão trabalhados os resultados dos encontros paroquiais e oficinas temáticas, visando a elaboração de projetos para a vida, a formação e a atuação missionária dos leigos, de acordo com suas competências profissionais específicas.

E, a quarta e última etapa, será na Festa de Cristo Rei em 20 de novembro de 2011, possivelmente no CAP, quando a ideia é um grande congraçamento do laicato para celebrar o processo vivido ao longo do congresso e definição das propostas.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: