sábado, 27 de novembro de 2010

MULHERES SÃO DESTAQUE NO V FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO

O famoso encontro das águas em Santarém, reunindo os Rios Amazonas e Tapajós, deu o mote para o movimento de mulheres da Amazônia brasileira marcar sua participação na abertura do V FSPA. Um grande cortejo cultural, que deverá terminar na orla do Rio Tapajós, no centro da cidade estará sendo preparado e estima-se a presença de mais de cinco mil pessoas, vindas principalmente dos oito países que compõe atualmente a Pan-Amazônia.

Como o dia 25 de novembro é também o Dia Internacional contra a Violência à Mulher, lideranças feministas preparam uma bela manifestação para o evento de abertura. "Vamos mostrar a aliança das entidades femininas indígenas e africanas na defesa das águas", explica Nilde Sousa, do MAMA (Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia). Representando figuras conhecidas de nossa cultura popular, como Iara, Iemanjá, a cabocla Nanã, as mulheres pretendem convocar um grande abraço significando a aliança dos povos, e a defesa da floresta e da terra, além das águas. "O processo de organização do Fórum aqui é diferenciado", fala Nilde, "pois trabalhamos várias linguagens, já que o povo amazônico expressa-se muito pela música, pelos tambores".

Casa Feminista

De acordo com as lideranças, as mulheres se organizam para ter incidência em todos os eixos, embora tenham programado debates específicos, como um Diálogo entre feministas e Indígenas sobre o conceito do "bem viver" e o Tribunal "Impactos Ambientais na vida das Mulheres", que acontecerá no primeiro período de debates, no dia 26, na Câmara Municipal de Santarém. Nilde destaca a diversidade de mulheres da Amazônia que estarão representadas neste FSPA, como as extrativistas, as quilombolas, as camponesas e as "icambiabas", que são as mulheres guerreiras, conhecidas como amazonas.

Fonte: Ciranda Net

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: