quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AUMENTA A CONFIANÇA NA IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica passou do sétimo para o segundo lugar no ranking de confiança das instituições, que compõe a base de dados do ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da FGV.

A confiança da população na Igreja Católica aumentou 60% no terceiro trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores, passando de 34% para 54%.

No mesmo período, a confiança nos partidos políticos - que eram e continuam sendo os últimos colocados no ranking - caiu cerca de 60%, passando de 21% para 8%.

Segundo Luciana Gross, professora de ciência política da FGV e coordenadora do estudo, não é possível dizer com certeza que o crescimento da confiança na igreja está diretamente relacionado com o processo eleitoral.

Por um lado, diz ela, a coleta de dados terminou em setembro - antes do momento em que o tema do aborto dominou a pauta política.

Por outro lado, havia nos três meses anteriores acusações de pedofilia contra padres, o que pode ter abalado a confiança na igreja.

"O fato é que a Igreja Católica despontou como um ator capaz de pautar a discussão às vésperas do primeiro turno, pouco depois de termos captado o aumento da confiança. O próximo índice poderá confirmar a relação com a eleição", diz Gross.

A posição do Judiciário - principal objeto do estudo - ficou estável, em oitavo lugar entre dez instituições, com 33%.

"O estudo mostra que 41% das pessoas já recorreram ao Judiciário e que 61% já consultaram um advogado. Entre estes, 30% acessaram a Defensoria Pública. O que é interessante é que parece haver uma nova cartografia do acesso judicial", diz Gross.

A reportagem é de Uirá Machado e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 18-11-2010.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: