terça-feira, 26 de outubro de 2010

DIOCESE DE LINS CELEBRA A ABERTURA DA JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

Motivados pelo 3º Plano de Pastoral Orgânica da Diocese de Lins, que assume juventude como prioridade diocesana, iluminados pelos documentos de Aparecida e Evangelização da Juventude da CNBB, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, a Diocese de Lins fez a abertura da JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE, na celebração do Dia Nacional da Juventude, no último Domingo, dia 24/10/2010, com muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência, com missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Irineu Danelon.

A JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE é expressão, na Igreja Particular, da Jornada Mundial, com o tema: “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). É assumida pelo Conselho Diocesano de Pastoral e será um processo que se desdobrará de 24/10/2010 até 10/07/2011, bem como com o envio de jovens para a Jornada Mundial da Juventude.

Esse esforço conjunto para a evangelização da juventude, que é a Jornada, contará com as seguintes ações:

• Estudo da Temática Juventude em todos os Conselhos de Pastoral Paroquial e em todos os Conselhos Regionais de Pastoral, à luz do Plano de Pastoral, Documento 83 e Documento de Aparecida;
• Estudo da Temática juventude com as pastorais, organismos e movimentos diocesanos, à luz do plano de Pastoral, Documento 83 e Documento de Aparecida.
• Encontro com as juventudes das cidades, católicas ou não, para traçar o VER da Juventude nas cidades da diocese;
• Passagem do Símbolo da Jornada pelas cidades da diocese com semanas de evangelização da juventude;
• Todas as festas dos padroeiros das comunidades e paróquias abordarão o tema juventude nos seus tríduos e novenas;
• Estudo do tema juventude nos grupos de oração, vivência e reflexão, com subsídios preparados pela coordenação da jornada;
• Momento de encontro ecumênico da Juventude com as prefeituras municipais das cidades da diocese para o estudo do tema: Secretaria Municipal da Juventude;
• Missão Jovem na Diocese;
• Curso de Dinâmica para Lideranças (nos dois níveis) com jovens representantes das paróquias e comunidades;
• Encontros com os grupos de Crisma por cidade durante o período da Jornada;
• Encontro com professores católicos para se discutir o papel do professor cristão na evangelização da juventude;

O término da Jornada Diocesana da Juventude se dará nos dias 8, 9 e 10/07/2011, com Romaria Diocesana, encontro, catequese, vigília e missa de encerramento, com presença da juventude, das Paróquias, Movimentos, Pastorais, Organismos e Comunidades Eclesiais de Base da Diocese.

A Equipe de Coordenação da Jornada é formada pelos vários movimentos, pastorais e ministérios, com a participação expressiva da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Irmãos do Sagrado Coração e Coordenação Diocesana de Pastoral.

Esta Jornada quer ser momento de Graça para a Evangelização da Juventude na Igreja Diocesana de Lins, proporcionando um diálogo eficaz com juventude, para que o dinamismo da juventude ajude e motive essa Igreja Particular no discipulado e missão, para que nossos jovens e nosso povo tenha vida plena. Quer ser a luta diocesana contra todo extermínio da juventude, seja extermínio físico ou nos seus sonhos e ideais. Mergulhados e fundados no evangelho, firmes na fé!

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: