terça-feira, 26 de outubro de 2010

CARTA DO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL REGIONAL SUL I – CNLB SUL I NA CELEBRAÇÃO DO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2010

ÀS JOVENS E AOS JOVENS DO BRASIL

“Juventude:
muita reza, muita luta, muita festa,
em marcha contra a violência”

Ao celebrar a memória, e verificar os passos de transformação da história, nesses 25 anos de Dia Nacional da Juventude, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul I (CNLB Sul I) acolhe-os e os parabeniza, amados e amadas jovens, com abraço fraterno e palavras de esperança, ressaltando a vossa fé e vossas lutas para a edificação da “civilização do amor”, sonho de Deus impulsionado pelo entusiasmo e compromisso da juventude, que nos revigora, enquanto leigos e leigas, Igreja e sociedade.

Sabe-se que os ideais norteadores do primeiro DNJ, à luz do tema “Construindo uma nova sociedade”, permearam os 25 anos de mobilização, conscientização, luta, celebração e história do Dia Nacional da Juventude. Afirmamos que celebrar uma memória de 25 anos transformando a história é sinal do ressuscitado presente na caminhada da juventude.

Muitos de nós do CNLB somos idosos, outros jovens, mulheres e homens, povo do Senhor. Recordamos de nosso irmão e bispo Dom Helder Câmara, que nos lembrava que "o segredo para ser e permanecer sempre jovem, mesmo quando o peso dos anos castiga o corpo, o segredo da eterna juventude da alma é ter uma causa a que dedicar a vida". Permita-nos ser jovens, então, queridos jovens! O Conselho de Leigos (CNLB) quer cada vez mais ser jovem, doando-se e promovendo a vida. “Sem o rosto jovem a Igreja se mostraria desfigurada”. E, parafraseando o papa Bento, diríamos, acrescentando: sem o rosto jovem a nossa sociedade se mostraria desfigurada.

A defesa da vida da juventude, que vem sendo exterminada, quer fisicamente, quer nos sonhos e esperanças, é para nós a imagem do crucificado. Unimo-nos a vocês na luta contra todo e qualquer extermínio da juventude.

Obrigado, por suas lutas! A partir do encontro com o sempre jovem Jesus Cristo, vocês, de fato, têm demonstrado, espírito aberto ao novo, avidez nas utopias, inquietude diante do sonho de uma sociedade de justiça, fraternidade e liberdade.

Somos uma Igreja sempre renovanda. Isso é real, pois o Santo Espírito de Deus nos impulsiona. Entretanto, vocês nos ajudam a sermos mais novos, na medida em que sua garra nos ajudam a sonhar e a lutar. Não desanimem nunca! Permaneçam sempre “com muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”, para que todos os nossos jovens e nosso povo tenha vida plenamente. E para que sonhemos e lutemos com vocês. Somos com vocês! E reafirmamos nossa opção pelos jovens, dada em Puebla, reassumida em Aparecida.

Ajude-nos, jovens, a sermos melhores, como Igreja e Sociedade!
Ajude-nos a avançar, quando muitos queiram recuar!
Ajude-nos a ter sempre o peito aberto a luta por um mundo melhor!
Ajude-nos a sempre levantar!

Obrigado à Pastoral da Juventude do Brasil!
Obrigado aos Movimentos e Associações da Juventude!
Obrigado às organizações e movimentos sociais da juventude, presentes na sociedade!
Vocês, de fato, são, na Igreja e no mundo, portadores da esperança.

Terminamos lembrando, cantando e rezando esta canção: “um novo sol se levanta sobre a nova civilização que hoje nasce. Uma corrente mais forte que o ódio e que a morte. Já sabemos, o caminho é o amor”. Estamos juntos nessa caminhada.

Com abraço fraterno e amigo,

Luis Antonio Ferreira
Presidente

Alex de Souza Rossi
Secretário Geral

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: