sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PADRES, APÓSTOLOS DA REDE

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais do Vaticano convidou nesta terça-feira os sacerdotes de todo o mundo a se valerem dos meios digitais para difundir o Evangelho, segundo detalha este organismo em um comunicado. Por esta razão, o tema da 44ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá em 2010, será: O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da palavra.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Periodista Digital, 29-09-2009. A tradução é do Cepat.

Com esta mensagem, o Vaticano quer “convidar de modo particular os sacerdotes” a “ver nos novos meios de comunicação uma possível grande recurso para seu ministério a serviço da Palavra”.

De fato, “quando conhecidos e valorizados adequadamente”, estes oferecem “uma riqueza de dados e de conteúdos que antes era de difícil acesso e facilitam formas de colaboração e crescimento da comunhão que teriam sido impensáveis no passado”, acrescenta a nota.

Assim, “graças aos novos meios de comunicação” quem prega pode “alcançar com palavras, sons e imagens, que são a verdadeira e específica gramática da cultura digital, pessoas individuais e comunidades inteiras em todos os continentes”, destaca.

Cada ano, no mês de maio, a Igreja católica celebra a Jornada das Comunicações Sociais e para a ocasião o Papa escreve uma mensagem lida em todas as Paróquias do mundo.

A próxima edição será a de número 44 e o tema escolhido pelo bispo de Roma para a sua reflexão se relaciona com o Ano Sacerdotal, 12 meses de iniciativas destinadas a fortalecer os ministros do culto e seu trabalho.

A esse respeito, a nota publicada neste dia acrescentou que os novos meios de comunicação, se forem usados sabiamente e com a ajuda de especialistas em tecnologia, podem converter-se para os sacerdotes em um “válido e eficaz instrumento de verdadeira evangelização”. “Serão uma nova forma de evangelização para que Cristo atravesse os caminhos de nossas cidades e as portas de nossas casas”, estabeleceu.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: