domingo, 13 de setembro de 2009

LITURGIA DIÁRIA - Mc 8,27-35

1. Leitura
Leio atentamente o texto: Mc 8,27-35, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
O que diz o texto do dia?
Jesus toma a iniciativa. Começa com uma pergunta indireta: "quem o povo diz que eu sou?" A resposta é diversificada: para uns é João Batista, para outros Elias ou um profeta... A pergunta de Jesus leva os discípulos a fazerem uma avaliação de tudo que Jesus realizou no meio do povo. Em seguida, Jesus se dirige aos discípulos: "E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?" Pedro falou em nome de todos: "Tu és o Messias!" Então, depois de identificação, Jesus passa a ensinar os discípulos e lhes revela o que lhe vai acontecer. Inclusive, que depois de sofrer, ressuscitará.


2. Meditação
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento? Sempre que me encontro com Jesus e reconheço que é o Messias, o Filho de Deus, ele me comunica seus Projetos. Disseram os bispos, em Aparecida: "Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34)." (DA, 140).

Primeira Leitura
Isaias - 50,5-9
5. O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei.
6. Apresentei as costas aos que me queriam bater, ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba e nem desviei o rosto dos insultos e dos escarros.
7. O Senhor DEUS é o meu aliado por isso jamais ficarei derrotado, fico de rosto impassível, duro como pedra, porque sei que não vou me sentir um fracassado.
8. Ao meu lado está aquele que me declara justo: Quem vai demandar contra mim? Compareçamos juntos. Quem será meu adversário? Que venha enfrentar-me!
9. Eis, meu advogado é o SENHOR Deus: quem vai condenar-me? Eis todos eles apodrecendo qual trapo, a traça os vai devorar.

Salmo de Resposta
Salmo -116

1. Aleluia! Amo o SENHOR porque escuta o clamor da minha prece.
2. Pois inclinou para mim seu ouvido no dia em que eu o invocava.
3. § As cordas da morte me apertavam, eu estava preso nas redes do Abismo; tristeza e angústia me oprimiam. 4. Então invoquei o nome do SENHOR: “Ó SENHOR, salva a minha vida!”
5. § O SENHOR é clemente e justo, o nosso Deus é misericordioso.
6. O SENHOR protege os simples: eu era fraco e ele me salvou.
8. Caminharei na presença do SENHOR na terra dos vivos.
9. § Acreditei, até mesmo quando eu dizia: “É demais meu sofrimento”.

Segunda Leitura
Tiago - 2,14-18

14. Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo?
15. Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia;
16. se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso?
17. Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta.
18. Pelo contrário, assim é que se deve dizer: “Tu tens a fé, e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações!

Evangelho
Marcos - 8,27-35
27. Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”
28. Eles responderam: “† Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas”.
29. Jesus, então, perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.
30. E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém.
31. E começou a ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar.
32. Falava isso abertamente. Então, Pedro, chamando-o de lado, começou a censurá-lo.
33. Jesus, porém, voltou-se e, vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: “Vai para trás de mim, satanás! Pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens”!
34. Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”!
35. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: