Você já reparou como nós somos especialistas em corrigir as pessoas? Em apontar os seus erros como se fôssemos perfeitos? Já reparou na cara e na postura do gerente, do diretor, do comandante, e até mesmo do professor? Todos fazem uma cara de quem sabe tudo, de quem é perfeito de quem nunca cometeu nenhum errinho...
Nem sempre nos preocupamos em corrigir nossos próprios defeitos, e apresentamos como modelo de perfeição que deve ser seguido pelos demais. No evangelho de hoje Jesus está denunciando essa nossa pretensão inconseqüente. A pretensão de querer guiar os outros, sem estar apto para isto, é igualzinho a um cego que fala para o outro cego. Não esquenta. Deixa que eu vou te guiar. Vem comigo que eu te levo até lá. Vão é cair no próximo buraco.
Uma dinâmica e sugestiva lenda muito famosa é que os homens vivem andando em um vasto círculo, e cada um contém duas palavras. Uma está escrita em sua fronte, é a sua maior qualidade. E nas costas, seu maior defeito. E à medida que andam, lêem as costas dos demais, e os demais só percebem o que tem em suas costas.
Relevamos muitos mais as características negativas do que as positivas das pessoas. Desconhecemos e continuamos ignorantes ao desprezar o valor alheio sem ter sua integralidade. Que Deus providencie a sapiência cristã e sensível ao seu povo para que não cometamos os erros da vaidade e do orgulho que tanto nos circunda, amém.
Primeira Leitura
1Tim:1,1-2; 1Tim:1,12-14
1. Paulo, apóstolo do Cristo Jesus por ordem de Deus, nosso Salvador, e do Cristo Jesus, nossa esperança,
2. a Timóteo, meu filho legítimo na fé: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e do Cristo Jesus, nosso Senhor.
12. Sou agradecido àquele que me deu forças, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, colocando-me a seu serviço,
13. a mim que, antes, blasfemava, perseguia e agia com violência. Mas alcancei misericórdia, porque agia por ignorância, não tendo ainda a fé.
14. A graça de nosso Senhor manifestou-se copiosamente, junto com a fé e com o amor que estão em Cristo Jesus.
Salmo Responsorial
Sal:16,1-2; Sal:16,5; Sal:16,7-8; Sal:16,11
1. [ Miktam. Poema de Davi. ] Protege-me, ó Deus: em ti me refugio.
2. § Eu digo ao SENHOR: “És tu o meu Senhor, fora de ti não tenho bem algum”.
5. § O SENHOR é a minha parte da herança e meu cálice. Nas tuas mãos, a minha porção.
7. Bendigo o SENHOR que me aconselhou; mesmo de noite meu coração me instrui.
8. Sempre coloco à minha frente o SENHOR, ele está à minha direita, não vacilo.
11. O caminho da vida me indicarás, alegria plena à tua direita, para sempre.
Evangelho
Lc:6,39-42
39. Ele contou-lhes, também, uma parábola: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?
40. O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
41. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
42. Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando não percebes a trave que está no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no teu olho e, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. “
Nenhum comentário:
Postar um comentário