O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) fará hoje (10/09) o lançamento oficial do material da Campanha da Fraternidade 2010 (CF), "Fraternidade e Economia". Com o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24) a CF ecumênica terá como objetivo fazer uma reflexão sobre prioridades e justiça econômica.
Digite aqui o resto do post O evento acontecerá às 15h, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), e reunirá diversas autoridades eclesiásticas e políticas, entre eles dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); pastor sinodal Carlos Augusto Möller, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); a senadora Marina Silva e o professor Paul Singer, economista e secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, dentre outros.
A Campanha da Fraternidade de 2010 será a terceira ecumênica. As outras aconteceram em 2000 e em 2005. Segundo o Reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário Geral do Conic, a CF ecumênica será realizada No próximo ano, pois em 2010 se completam 100 anos do ecumenismo no mundo moderno. "O ecumenismo faz com que respeitemos as diferenças e é necessário abrir mão dessas diferenças em prol de um bem comum. É necessário nos reconhecermos como cristãos e entendermos que Cristo, que nos une, é maior que as diferenças", completa.
O tema relativo à economia foi escolhido ano passado e busca incentivar uma reflexão sobre nossa vida. "2010 será um ano eleitoral e as discussões sobre economia ainda são bastante fortes. Nosso sistema econômico está contaminado. É preciso trazer uma reflexão sobre o tipo de economia que temos. Estamos gerando mais morte?", questiona o Reverendo.
A abertura da cerimônia de lançamento do material da Campanha da Fraternidade será feita pelo pastor sinodal Carlos Möller. Logo em seguida, o Pe. Valdeir dos Santos Goulart, Diretor Executivo das Edições CNBB e o Reverendo Luiz Alberto Barbosa farão a apresentação do material. Caberá à Elinete Miller, membro do comitê Gestor da CFE 2010, fazer a apresentação do cartaz da Campanha com leitura do significado.
Ainda durante a programação, o público do evento e as autoridades religiosas e civis farão a oração do Pai Nosso Ecumênico, motivada por dom Orani João Tempesta, como também a Oração da CFE-2010.
Segundo o Reverendo Luiz Alberto a cerimônia de lançamento faz parte da Oficina de preparação para a Campanha da Fraternidade, que acontece de 10 a 12 de setembro e é promovida pelo Conic, para as lideranças religiosas nacionais. Cada Igreja deve fazer sua capacitação interna antes do lançamento da CF, em 17 fevereiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário