Realizar o debate entre governo e sociedade para definir um novo modelo de segurança pública para o Brasil é a proposta da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que começa hoje (27) em Brasília. A idéia do evento foi lançada em 2008, um ano após a implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que aconteceu em 2007. Antes desta etapa nacional foram realizadas as conferências municipais e estaduais.
Regina Miki, coordenadora geral da 1ª Conseg, informa que 514 municípios participaram de forma eletiva ou preparatória, além dos estados que escolheram seus representantes com voz e voto. A partir destes encontros preparatórios foram encaminhados princípios e diretrizes para a etapa nacional.
O texto base da Conferência de Segurança Pública é o documento que induziu o debate nas etapas anteriores à Nacional e buscou as propostas de cidades e estados. O resultado de todo o trabalho é o Caderno de Propostas que apresenta 26 princípios e 377 diretrizes. Deste total foram priorizados 10 princípios e 40 diretrizes que serão discutidos durante o encontro em Brasília. Após a 1ª Conseg será formado um Conselho Nacional de Segurança Pública.
A coordenadora destaca que a Conferência traz inovações para a população brasileira na medida em que aproximou segmentos opostos da sociedade para discutir sobre o problema de segurança. "Isso já é um marco histórico na política nacional", declara.
Outra novidade é a participação de detentos nas exposições artesanais que acontece durante a 1ª Conseg. A Feira de Artesanato, a Exposição Fotográfica e a Mostra de Vídeo são exemplos de trabalhos realizados por presidiários (as) de diversas penitenciárias do país, revelando seu olhar a partir da realidade carcerária em que vivem.
A Cerimônia de Abertura será transmitida online pelo site da Conferência. Além de acompanhar, as pessoas podem participar através de chats e fóruns.
Mais informações através do site: http://www.conseg.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário