Para debaterem o tema "Alegrias e Esperança no trabalho das Pastorais Sociais: Um olhar sobre as Políticas Públicas", o Fórum das Pastorais Sociais da Regional 1 da CNBB realizou, neste final de semana em São Paulo, o Seminário das Pastorais Sociais. O evento aconteceu entre os dias 10 a 12 de julho, no Centro de Pastoral Santa Fé e reuniu além dos representantes das pastorais, militantes de movimentos sociais, organismos e entidades.
As Pastorais Sociais são uma dimensão constitutiva da Igreja. O papel dessas pastorais, é questionar as estruturas injustas da sociedade. Elas são acondicionadas na Comissão para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB. Fazem parte desta organização doze Pastorais, seis Organismos e o Setor das Pastorais da Mobilidade Humana que integra mais sete pastorais.
Os representantes de cada pastoral apresentou seus diagnósticos e um planejamento diante das prioridades e compromissos assumidos no seminário de 2008, assim como seus sinais de alegria e esperança, dando continuidade à caminhada, a partir da reflexão e das prioridades levantadas no último seminário.
O Seminário pode contar no ultimo dia com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini. Ele ressaltou a importância dos temas debatidos durante o evento e agradeceu a presença dos agentes neste seminário. “Em nome desta comissão, agradeço a presença de cada um de vocês nestes três dias de seminário e o trabalho desenvolvido dos agentes de pastoral nas nossas dioceses”.
O presidente da comissão no regional, Dom Jacyr Francisco Braido fez suas considerações finais agradecendo a todos. "Saímos daqui fazendo este esforço para acontecer nas nossas dioceses a articulação das Pastorais Sociais". Portanto devemos pensar naquilo que a encíclica social do papa está propondo A Caridade na Verdade. “Aprender a sair de nós mesmos e caminhar para fora, ir ao encontro do outro e quem nos deu este grande exemplo foi Jesus de Nazaré na suas atitudes de amor e entrega”.
IMPRIMA ESTE TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário