quinta-feira, 2 de julho de 2009

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO SE PREPARA PARA 12° INTERECLESIAL DAS CEBS

No último dia 27 a capital de Rondônia, Porto Velho, celebrou o "envio". A missa reuniu cerca de 2 mil participantes que receberam bênção especial do arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi. A celebração marcou o início da fase mais intensa dos trabalhos preparatórios para o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontece entre os dias 21 e 25 deste mês. O tema deste ano é "CEBs: Ecologia e Missão" e o lema: "Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia".

O evento é considerado, tanto pela comunidade religiosa, como de leigos, como um dos maiores acontecimentos religioso, social e político para este ano. Segundo expectativas dos organizadores do encontro, cerca de 3 mil delegados de 269 dioceses brasileiras estarão presentes. Comunidades indígenas e convidados de países latino-americanos também são esperados no Intereclesial.

Já estão confirmadas as presenças da ex-ministra e senadora Marina da Silva (PT-AC) e da líder indígena guatemalteca, Rigoberta Menchú, premiada com o Prêmio Nobel da Paz, em 1992. Uma das atividades confirmadas na programação das CEBs é "Testemunho de Pessoas Proféticas", que será realizado no dia 24, na Plenária do Porto, às 14h.

O Intereclesial acontece desde 1975 e pela primeira vez é realizado na Amazônia. Para Dom Moacyr a importância deste ano é a oportunidade de discutir assuntos focados na sociedade amazônica, suas diversidades culturais, povos indígenas, entre outros. O encontro deverá debater ainda questões para a elaboração de novas políticas agrícolas no país e na região da Amazônia.

CEBs
De acordo com dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) existem cerca de 80 mil CEBs no Brasil.

Adital

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: