segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOTA DE D. PEDRO CASALDALIGA DE APOIO AO CACIQUE DO POVO XUKURU‏

A Justiça Federal em Pernambuco condenou o cacique Marcos Luidson, do povo Xukuru, a 10 anos e quatro meses de prisão. A sentença foi publicada no dia 21, apesar do depoimento de uma testemunha de defesa de Marcos, o deputado federal Fernando Ferro (PT/PE) estar marcado para o dia 28, em Brasília. Marcos foi condenado na ação que trata de um conflito ocorrido em 2003, dentro da terra Xukuru, município de Pesqueiro (PE), agreste do estado.

Outros 26 Xukuru já haviam sido condenados, em janeiro de 2009, também acusados de participar do conflito. Os advogados dos indígenas recorreram da decisão ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife. Os Xukuru aguardam o julgamento do TRF em liberdade.
Atualmente, pelo menos 43 indígenas estão sendo processados; dois estão presos; 31 foram condenados e os outros dez aguardam julgamento.
Em nota divulgada a imprensa, de apoio ao cacique Marcos Luidson, o bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga fala sobre a luta do direito da posse das terras do povo Xukuru e se diz “associado” na luta do cacique contra os que tentam tomá-la.

Nota na integra:

Querido povo Xukuru, povo do patriarca Xikão, mártir dos direitos do seu povo e do meu afilhado Marcos, o Marquinho, tão admirado.
Me associo ao testemunho de milhares do Brasil e do exterior, que respaldam vossa luta pelos direitos fundamentais de terra, cultura, justiça e paz. Denunciamos as fraudes, a corrupção comprada e a insensibilidade de certas autoridades estaduais e federais.


Com vocês e com esses milhares de irmãos e irmãs solidários, louvamos de coração a declaração tão certeira do bispo de Pesqueira (PE), Dom Francisco e renovamos nosso compromisso de vivenciar a causa indígena, e concretamente a causa Xukuru, em uma solidariedade fraterna.
O sangue dos nossos mártires e o testemunho dos nossos patriarcas e matriarcas nos batizam de coragem e de esperança.

Recebam um forte abraço de comunhão e um beijo no coração de cada um e na terra Xukuru mesmo.

Dom Pedro Casaldáliga
Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia

Fonte CNBB

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: