Nos dias 12-13 e 14 de Junho de 2009 aconteceu em Marília o Congresso da Juventude Católica do Oeste Paulista-CJC, sob o lema: “Entre os jovens de vocês escolhi profetas!”, que reuniu aproximadamente 200 jovens vindos das oito Dioceses da Província.
Contamos com a presença de Dom Osvaldo, bispo de Marília, que acolheu a todos e decretou a abertura do Congresso. Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu-sp concelebrou Eucaristia de Encerramento.
Dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial do Setor Juventude Nacional valorizou o evento e colaborou na assessoria muito dinâmica, técnica e convincente do Padre Gisley Gomes, assessor nacional do Setor da Juventude, ambos da CNBB.
OBJETIVO DO CONGRESSO
- Conhecer os desafios que o Documento 85 da CNBB e o Documento de Aparecida (DA) colocam sobre a evangelização da juventude em nosso país e continente.
- Reunir num espaço de partilha e ação de graças as forças vivas que trabalham na evangelização da juventude nas oito dioceses que formam nossa Província Eclesiástica.
- Celebrar juntos a grande e profética opção preferencial pela juventude reafirmada pelos bispos da América Latina durante a Conferencia de Aparecida.
PARTICIPAÇÃO DA COORDENAÇÃO DOS CNLBS.
Desde o seu o sonho no Paulistão fui nutrindo enorme expectativa em torno das reais possibilidades deste Congresso. Entendia que não se podia perder esta oportunidade de trabalhar com a juventude. Esta foi a pedida final do ex-presidente do Regional, Geraldo Aguiar. “A próxima presidência precisa buscar a juventude”.
Coube a mim, entre outras coisas, uma palavra especial na mesa de abertura do congresso. Após breve exposição do que é o CNLB, relatar com ênfase uma das conclusões da Assembléia do CNLB-Regional Sul-1, de 01/03/09, o que causou surpresa pela coincidência de objetivos. Por isso anunciei que naquela Assembléia, nós da Sub-Região de Botucatu faríamos parceria com o Congresso da Juventude, para tê-la como núcleo em nosso regional. Sentimos grandes perspectivas!
Coube a mim finalmente escrever uma carta de acolhida a todos os participantes, o que fiz com alegria e senti o retorno caloroso nos diversos contatos que fui fazendo com os jovens em particular, motivando-os nesta organização do laicato. Fiz propostas neste sentido!
Terminava de escrever esta matéria quando fui informado do lamentável assassinato do PE. Gisley! Muita triste! Estive com ele neste Congresso que assessorou com tanta competência! Só nos resta rezar! Ave! Santo PE. Gisley. Tu que doravante és participante das alegrias eternas, interceda eternamente pelos Rapazes, Meninos, Moças e Meninas: Juventude, Beleza, Fé e Esperança, palavras que lhes dirigi na Abertura, contidas da Carta de Acolhida! Nossa fé nos consola, pois já estás no colo do Pai!
José Aparecido dos Santos Coordenador dos CNLBs. da Sub-Região de Botucatu-sp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário