Foto Oficial - Serra da Piedade |
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou nos dias 23 a 26 de junho de 2011 a XXX Assembléia Geral Ordinária do CNLB com o tema: “Leigos e Leigas, discípulos e missionários, comprometidos com a vida no planeta”. Com a presença de 154 leigos e leigas dos 17 regionais da CNBB, 05 bispos, 03 padres, 01 diácono e 01 representante do CRB, o evento, de caráter mais avaliativo do que deliberativo, representa um momento de congraçamento e fortalecimento de todo o laicato brasileiro.
O tema central desta assembléia foi refletido pelo Pe. Alfredo J. Gonçalves (Pe. Alfredinho) que de forma simples e aprofundada os desafios da evangelização nesta sociedade pós-contemporânea, marcadamente hedonista e consumista. A vida, dom por excelência, encontra-se mais do que nunca ameaçada exigindo de nós cristãos, uma resposta autêntica e consciente.
Dom Severino Clasen, bispo responsável pela Comissão do Laicato e da Família, e Antônio Geraldo Aguiar (representante do setor leigos – CNBB) fizeram uma abordagem sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (2011-2015) mostrando as motivações iniciais para a elaboração deste documento e a sua organização. Segundo eles, as diretrizes desejam ser uma resposta aos desafios que emergem em nosso tempo de transformações radicais na totalidade da existência que, às vezes, geram perplexidade, ameaçam a vida em todas as suas formas e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus.
Durante a assembléia, foram repassadas algumas informações sobre o VI Encontro Nacional do CNLB, que acontecerá de 07 a 10 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. A comissão de articulação do evento (Regional Leste I) informou que há uma expectativa para 1000 participantes e que o encontro acontecerá na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
A oração e a mística, a partir da identidade e da missão dos leigos e leigas, foram características marcantes desta assembleia. Que Jesus Cristo, Senhor e da Vida e da História nos fortaleça e nos ilumine em nossa caminhada, para que juntos possamos assumir com missionariedade e profetismo o nosso protagonismo na Igreja e na sociedade.
Por Cézar Augusto Rocha
IMPRIMA ESTE TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário