“...a comunhão e a missão estão profundamente unidas entre si.
A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão” (cf. DA 163).
Com o objetivo de planejar e organizar para avançar, o CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul I, realizará sua Assembleia Ordinária, de 18 a 20.02.2011, em Araras, na Casa Emaús, sito Av. Dona Renata 2360, Vila Queiroz.
Com o tema: Planejamento, Pedagogia e Organização do Laicato na atual conjuntura Sócio-Eclesial, a assembleia tem como proposta: Buscar de forma compartilhada uma pedagogia participativa de planejamento e organização do laicato no CNLB SUL I.
Além do objetivo principal “Planejar e organizar para avançar”, a asembleia tem também como objetivos específicos: Estudar o subsídio preparatório do VI Encontro Nacional do CNLB; Estudar caminhos pedagógicos para um planejamento participativo tendo em vista, a organização do laicato, como Igreja discípula missionária, edificadora da civilização do amor; Buscar caminhos para que nossos planejamentos contemplem uma presença mais eficaz junto às questões sociais, políticas, econômicas, ecumênica, inter religiosa e cultural, para que possamos, como cristãos leigos e leigas, semear a esperança e promover a vida.
Definir formas para cativar os leigos, presbíteros e religiosos dos diferentes segmentos eclesiais e os leigos presentes nos organismos da sociedade; Estudar a proposta da constituição da Comissão para a Juventude no Regional; Indicar caminhos para os planejamentos dos conselhos diocesanos, das sub-regiões pastorais; Elencar prioridades para as comissões do CNLB Regional: projetos e atividades.
Participam da assembléia 3 leigos por Diocese/Conselho Diocesano e Organização Filiada. É ainda convidado um jovem por Diocese e Organização Filiada, na perspectiva da evangelização da juventude.
Os delegados/convidados a participarem da assembleia são exortados, junto com os conselhos locais, a discutirem e estudarem os seguintes pontos: Como articular as associações, os movimentos e as pastorais com o CNLB Sul I; Como avaliamos a relação dos CNLBs diocesanos e do Sul I com os padres e bispos? Como percebemos os espaços de articulação, pontos de apoio a partir do presbitério? Organização dos CNLBs Diocesanos: por representação ou não? Quais são os entraves e os avanços no planejamento e organização de nosso organismo eclesial? Quais as sugestões? Como cativar: (a) leigos, para o CNLB, (b) religiosos, presbíteros e bispos para que despertem-se a consciência para a necessidade e, consequente apoio, do CNLB?
IMPRIMA ESTE TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário