segunda-feira, 18 de julho de 2011

TEÓLOGA BRASILEIRA PEDE QUE SE VALORIZE O PAPEL DA MULHER

Ana Maria Tepedino, teóloga feminista do Brasil, afirmou que na atual ordem social, a luta mais difícil de ganhar é contra o machismo, pois "persiste uma sociedade patriarcal mundial que se fundamenta nas escrituras bíblicas que foram mal interpretadas por santos padres dualistas e misógenos.

Segundo Tepedino, estes intérpretes "entenderam a criação da mulher como uma subordinação ao gênero masculino”.

"A pior das lutas é contra o patriarcalismo porque está integrado em todas as estruturas da sociedade, econômicas, políticas, culturais e religiosas. Tudo está carregado de patriarcalismo. É preciso reconstruir tudo isso”, comentou.

A visão da mulher no mundo eclesiástico tem sido menosprezada e é uma das vertentes debatidas durante as Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil, que acontece na Universidade Católica Silva Henríquez, en Santiago do Chile, desde a terça-feira passada, e que se dedicou ao tema de gênero em uma de suas mesas de trabalho.

A especialista sustenta que a solução ao machismo arraigado no inconsciente coletivo é a educação das novas gerações.

"A humanidade necessita das visões de todas as pessoas, uma Igreja onde caibam todos e todas, uma Igreja que siga a mensagem de Jesus”, sublinhou.

Tepedino expôs estas considerações e analisou a atual crise que afeta a Igreja Católica que qualificou como "uma situação calamitosa”.

"Temos que eliminar esta imagem que se criou da instituição para reconstruir a Igreja de Jesus, uma Igreja de fraternidade, generosidade e solidariedade. Dessa maneira, podemos, juntos como outros sujeitos eclesiais, outras pessoas e comunidades, estabelecer laços para uma igreja distinta, uma igreja com outras cores”, concluiu.

A reportagem é de Orlando Milesi - Adital

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: