terça-feira, 19 de julho de 2011

DOM DIMAS APRESENTA AO PÚBLICO DO MUTICOM O DOCUMENTO DE ESTUDOS 101 DA CNBB

No dia 18, no painel da manhã, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou ao público, em sua palestra, o Documento de Estudo 101 da CNBB - “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”.

“Eu quero propor aqui que os Regionais da CNBB, as dioceses e a Pastoral da Comunicação (Pascom) façam um debate sobre o Documento 101 da CNBB, para que possamos aperfeiçoar sempre mais o texto”, disse dom Dimas apresentando o documento, capítulo por capítulo. 
Dom Dimas destacou também a atuação popular para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. “A reação popular sobre a questão do Ficha Limpa foi extraordinária. Na semana de votação do projeto, mais de 1 milhão e 800 mil twittes foram enviados, pela sociedade civil, para os parlamentares, no Congresso Nacional. Nenhum deputado teve a coragem de votar contra. Isso mostra a força que temos nas mãos e da qual não usufruímos”, disse.
Ele defendeu o trabalho em rede. "Não pode haver desagregação dentro da Igreja e seus organismos. Mais de 70% das assinaturas coletadas para o Projeto Ficha Limpa veio de comunidades católicas. Por que, em determinadas circunstâncias, nós unimos e em outras não?”, questionou dom Dimas.
O arcebispo falou também sobre a dificuldade de criação de um plano de comunicação geral para a Igreja no Brasil. “É muito importante que a Igreja Católica marque presença nos espaços públicos que lhe são dados”, disse o presidente da Comissão para Comunicação da CNBB.
O arcebispo de Campo Grande também explicou alguns projetos que a Igreja está desenvolvendo sobre o prejeto da Rede de Informação da Igreja no Brasil (RIIBRA). “Além do RIIBRA, temos um plano de integração de comunicação da Amazônia e o ‘Nós Somos a Igreja Católica’, que mostra a ação da Igreja nas áreas sociais”, enfatizou dom Dimas.
Reações
Ao final das palestras, foi aberta a palavra ao público. Muitas considerações foram feitas e questionamentos levantados. Um dos mais fortes foi sobre as respostas que a Igreja deve dar à imprensa quando matérias mancham sua imagem.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou a atuação na Igreja nos meios de comunicação de massa, lembrando que é preciso "expandir mais os nossos horizontes e mostrar mais o lado social de nossa Igreja”, disse.
Já o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, pontuou que o valor da Igreja é o de servir, "principalmente aos pobres".
“Devemos viabilizar a nossa missão, o ser Igreja, o cuidado com os pobres, com a justiça, com a ética, com essa nova sociedade, como afirma Santo Agostinho", disse o secretário. "Todas as iniciativas de expandirmos o conhecimento da Palavra [de Deus] são bem-vindas. Não devemos cair na tentação de virarmos Igreja de poder, mas uma Igreja servidora, samaritana, e que sabe cuidar das pessoas, dos doentes, dos fragilizados, como Igreja serva de Deus”, concluiu.

site CNBB

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: