sexta-feira, 17 de junho de 2011

NO 23º DIA DE GREVE DE FOME, BISPO EMÉRITO DE SUCUMBÍOS RECEBE DELEGADO DO PAPA

Parque La Alameda, Quito. Hoje, dia 15 de junho, se completam 23 dias de jejum de dom Gonzalo López Marañón, bispo emérito de Sucumbíos.

O procurador-geral da República, Washington Pesántez, visitou na primeira hora da manhã o Bispo Emérito de Sucumbíos. O procurador-geral entrou na barraca do bispo, se saudaram e conversaram a sós durante alguns minutos, enquanto seus guarda-costas observavam curiosos o movimento deste acampamento singular instalado em um parque do centro da cidade.

O procurador-geral, em declarações à Equipe Comunicação Jejum, confirmou que a tentativa de tomada por parte da administração dos Arautos do Evangelho da Rádio Sucumbíos, em 16 de maio passado, foi um ato ilegal. Pretender desalojar trabalhadores – disse – “não é nem cristão nem legal”. Segundo Pesántez, não se pode gerir a situação com critérios da “época feudal”.

Sobre a contratação de criminosos para atuarem durante as marchas da Renovação Carismática com a finalidade de contribuir para a desestabilização da situação em Nueva Loja, o fiscal afirmou que a Procuradoria está “nesta etapa de investigação analisando as hipóteses dos criminosos” e disse, “lamentavelmente, esta hipótese poderia ser a certa”.

Ao acampamento chegou também um novo grupo de Sucumbíos, entre eles sacerdotes diocesanos e representantes da Pastoral Negra. Viajaram sete horas de ônibus desde Nueva Loja. Permanecerão o dia todo, darão seu testemunho na missa e voltarão a Sucumbíos na manhã seguinte; outras sete horas no ônibus.

Na tarde do 23º dia de jejum e dentro do horário previsto de visitas, isto é, às 15h, chegou ao acampamento o Delegado do Papa, dom Ángel Polibio Sánchez, nomeado para intermediar o conflito originado durante a administração dos Arautos do Vicariato Apostólico.

A visita de dom Sánchez, unida às amostras de apoio e solidariedade de alguns Bispos Eméritos do país em várias ocasiões, ao longo destes 23 dias, poderiam contribuir para interromper o jejum nos próximos dias.

Precisamente, cada vez são mais as pessoas que pedem à ala dura da Renovação Carismática não realizar mais marchas, reconhecer o delegado do Papa como mediador, e legitimar as novas nomeações que este fizer em vez de insistir no retorno dos Arautos.

Em Sucumbíos começam a se ver sinais de reconciliação, sobretudo nas comunidades, fora do centro do poder político e religioso. Na terça-feira, se celebrou uma missa em que seguidores da Renovação Carismática e seguidores da Igreja de San Miguel de Sucumbíos celebraram juntos. Algumas igrejas, que permaneceram fechadas nos últimos meses, voltaram a ser abertas para todas as pessoas.

Também o prefeito de Nueva Loja, Jofre Poma, reuniu a imprensa local em um almoço como sinal para diminuir a tensão.

A saúde de dom Gonzalo, de 77 anos de idade, está estável, embora já apresente sinais de cansaço.

A reportagem está publicada no sítio da Igreja San Miguel de Sucumbíos – Isamis, 15-06-2011. A tradução é do Cepat.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: