sexta-feira, 10 de junho de 2011

CAMARA MUNICIPAL DE ASSIS ABRE SEMANA DA UNIDADE!

Apresentação

Queremos valorizar a iniciativa do Grupo de Convivência Cristã que promoveu a abertura oficial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Câmara Municipal de Assis no dia 06/06/11, um local público laico! As várias Igrejas em nossa cidade e região, membro do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) também fizeram aberturas em seus respectivos templos, conforme se vê na programação que veremos a seguir.

Sessão

A sessão ordinária da Câmara com auditório totalmente tomado já acontecia a mais de uma hora, quando a presidência suspendeu os trabalhos e convidou para uso da Tribuna Livre o Pastor Ivo e o Pastor Jorge, da Confissão Luterana, o Pastor Denis, da Igreja Presbiteriana Independente e o Diácono Juninho, da Igreja Católica. Coube ao Juninho fazer a apresentação dos demais pastores, bem como promover a introdução à temática desta Semana Especial que está se animando sob o Tema: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42).

Foram mementos de mística, onde todo o auditório foi se silenciando e se compenetrando por uma reflexão séria, mas também motivadora. O Pastor Ivo, de maneira descontraída e feliz, além de nos chamar para ação conjunta, além da oração, comparou a diversidade de igrejas com a diversidade de partidos políticos, o que enriquece a relação humana, porque todos buscam o mesmo fim.

Em tese os partidos políticos buscam o bem comum e os cristãos têm certeza de estar seguindo os ensinamentos de Jesus. O Pastor Jorge, em dado momento da sua reflexão muito apropriada, foi criativo ao pedir que a câmera se voltasse para o auditório e focasse a Equipe Ecumênica presente: Eunice, Inês, Ari, Robertinho e Zezinho. O Pastor Denis, com seu sorriso largo, cheio de dentes brancos! também não deixou por menos. De maneira hilariante nos convenceu dos aspectos e dos compromissos do significado da palavra “ÜNIDADE” para os cristãos.

Foi ainda mais criativo ao pedir licença e solicitar que todos ficassem de pé para rezar a oração que Jesus nos ensinou! Aperfeiçoou sua criatividade ao lembrar que todos procurássemos rezar o Pai Nosso pensando no significado de cada palavra, ao invés de fazê-lo maquinalmente, como quase sempre fazemos. Assim, vereadores e o auditório, “de mãos dadas”, compenetrou-se e rezou o Pai Nosso Ecumênico.

Infelizmente notamos que nem todos sabem orar este Pai Nosso Ecumênico, o que pode comprometer nossa unidade! “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio dele”. Nem sei se teria mérito algum, mas eu Zezinho estou convencido e em minha oração particular diária só rezo o Pai Nosso Ecumênico!

Após a oração do Pai Nosso Ecumênico a Presidência da Câmara agradeceu a presença dos Pastores e deu continuidade aos trabalhos que estavam em pauta.

Convite:

Queremos convidá-lo/a, juntamente com a sua Comunidade Eclesial, a realizar conosco a Semana de Oração pela unidade dos Cristãos 2011. Como é costume no hemisfério sul, ela é celebrada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, um período bem simbólico para as comunidades cristãs e, neste ano, ocorrerá do dia 05 ao dia 12 de Junho! Que a Semana de oração seja para todas as comunidades cristãs do Brasil um tempo forte de conversão a Cristo. “Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais perto estaremos uns dos outros”. “Que todos sejam um... para que o mundo creia” (Jo 17,21).

Programação:

05/06(DOM) – 09h30: Abertura na Basílica São Vicente de Paulo
Pe. Sergio, Diác. Juninho, Pr.Denis e Equipe Ecumênica.

19h30: Abertura Igreja Presbiteriana Independente
Diác. Juninho, Pr.Denis e Equipe Ecumênica.

06/06(SEG) - 19h00: Sessão na Câmara Municipal de Assis
Pr.Ivo, Pr.Denis, Diác. Juninho e Equipe Ecumênica.

08/06(QUA) - 08h30: Culto Ecumênico na Secretaria Municipal de Educação
Pe. Neto, Diác. Juninho, Pr.Denis e Equipe Ecumênica.

09/06(QUI) - 09h00: Culto Ecumênico na Diretoria de Ensino
Pr. Denis, Diác. Juninho, Pe. Neto, Pr.Jorge e Equipe Ecumênica.

11h00: Programa “Padre Vicente”, Rádio Difusora.
Pr. Jorge, Sr. Ari e D. Inês.

10/06(SEX) - 11h00: Culto Ecumênico na Usina de Reciclagem de Lixo
Pr. Denis e Diác. Juninho

12/06(DOM)- 19h30: Encerramento na Igreja Presbiteriana Independente
Pr.Denis, Pr. Jorge e Equipe Ecumênica.

19h30: Encerramento na Igreja de Confissão Luterana
Pr. Ivo, Diác. Juninho e Equipe Ecumênica.

José Aparecido dos Santos-CNLB Diocesano Assis

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: