quinta-feira, 14 de abril de 2011

REUNIÃO DOS DIRIGENTES DE MOVIMENTOS, ASSOCIAÇÕES LAICAIS E SERVIÇOS ECLESIAIS

Aproximadamente 50 pessoas, entre bispos, representantes de Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais, dirigentes de Associações ligadas às Congregações Religiosas, membros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), participaram da reunião dos Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais, realizada em Vargem Grande Paulista (SP).

Segundo o assessor do Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geraldo Aguiar, o objetivo do encontro foi fortalecer a rede entre os movimentos, associações e serviços eclesiais; retomar os encaminhamentos assumidos na reunião de 2010; estudar a Exortação Apostólica Pós-Sinodal do papa Bento XVI sobre a “Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, e partilhar o processo formativo de cada Movimento, Associação e Serviço Eclesial e dar novos passos para uma maior integração.

“Durante o quadriênio houve a preocupação de dar continuidade e avançar na articulação com os Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais. Iniciou-se um processo de articulação das Associações de Leigos nascidas a partir dos carismas das Congregações Religiosas e, mais recentemente, com as Novas Comunidades. Nessa reunião essa diversidade esteve presente assim iniciando outro momento nesse processo de articulação”, ressaltou o professor Geraldo Aguiar, fazendo um balaço dos últimos quatro anos da Comissão.

O presidente da Comissão Episcopal para o Laicato e bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha, na saudação inicial destacou o diálogo entre a sua Comissão e os movimentos laicais. “A Comissão para o Laicato deseja um maior diálogo com todos os movimentos, associações, organismos que envolvem os leigos e leigas, a vivência de seus carismas, bem como formação, espiritualidade e ação apostólica. Os movimentos e novas comunidades constituem valiosa contribuição na realização da Igreja Particular. Que este diálogo e momento de estar juntos contribuam ainda mais para aproximar os movimentos e sua contribuição com a Igreja do nosso tempo”, disse.

Ficou definida a data de 2 a 4 de novembro de 2012, na cidade de Recife, o 4º Encontro Nacional dos Movimentos, Associações Laicais, Serviços Eclesiais, Associações de Leigos nascidas dos carismas das Congregações Religiosas e Novas Comunidades. Este evento fará parte das atividades do Cinquentenário do Concílio Vaticano II, que está sendo organizado pela CNBB.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: