terça-feira, 26 de abril de 2011

CONGRESSO CONTINENTAL DE TEOLOGIA. HOJE INICIAM AS JORNADAS REGIONAIS

Hoje, dia 26 de abril, iniciam as Jornadas Regionais de Teologia que preparam o Congresso Americano de Teologia a ser realizado nos dias 08 a 11 de outubro, na Unisinos, em São Leopoldo, RS.

A primeira Jornada Regional de Teologia realiza-se na Guatemala.

Irmã Raquel Saravia, presidenta do Secretariado Internacional Monsenhor Romero e integrante do Movimento Monsenhor Gerardi, concedeu uma breve entrevista à Adital, 25-04-2011, falando sobre o evento.

Eis a entrevista.

O que é a primeira Jornada Teológica da América Central e Caribe?

Uma reunião entre vários países da América Central e do Caribe, na qual se desenhará novos modelos teológicos que se podem implementar depois do Concílio Vaticano II, modelo que foi instaurado faz 50 anos e marcou o início da nova teologia da libertação.

É, acima de tudo, uma reflexão teológica, isto é, de Deus e de tudo o que a igreja pode fazer para seguir adiante com suas funções; de ir dando respostas à realidade que estamos vivendo, não só na Guatemala, mas em toda a América Latina.

Quantos dias durarão a Jornada?

Inicia-se amanhã (terça-feira, dia 26), que é o dia de Monsenhor Gerardi, começamos às duas da tarde com uma lembrança em sua homenagem. Serão três dias cheios de reflexão em um lugar chamado Maríapolis.

Então, nos reuniremos, entre duzentas e trezentas pessoas, para refletir sobre a situação da nova teologia.

Quais são os temas a serem tratados nesta Jornada? Explique-nos um pouco.

O primeiro dia abordará a realidade que se vive em nível de região todos os desastres que aconteceram e o que chamamos de os sujeitos emergentes: as mulheres, os indígenas, a mineradora e tudo o que está acontecendo na América Latina.

No segundo dia, haverá uma reflexão de fé, nos colocaremos a pensar sobre o que Deus nos pede diante da situação que estamos vivendo e o que os bispos, a vida religiosa e os cristãos devem dar como resposta. No terceiro dia, faremos um encerramento com o futuro que podemos construir para a nova realidade que estamos vivendo.

Em que outras regiões se realizarão as Jornadas Teológicas?

Esta é a primeira Jornada e será realizada na Guatemala, as outras duas serão realizadas na América do Sul (países andinos e cone sul). Serão vários dias com a participação de muitas pessoas.

Terá algum custo o direito ao ingresso nas Jornadas ou a entrada é livre?

Os que vêm de outros países pagam uma parte pela hospedagem e pela comida. Mas há dias com entrada livre como o que irá acontecer na quinta-feira à tarde no Colégio Belga, que dará oportunidade às pessoas escutarem os teólogos vindos de outros países.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: