(de preferencia, iniciar a liturgia no escuro)
1 - Oh Luz do Senhor, que vem sobre a terra... inunda meu ser, e permanece em nós (3 x)
(Enquanto o grupo canta, mulheres entram e fazem um ritual para acender a fogueira. Deste fogo, todos/as acendem a sua vela)
2 - De uma antiga liturgia da vigília do Sábado santo:
"Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.
Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos.
O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: "O meu Senhor está no meio de nós". E Cristo respondeu a Adão: "E com teu espírito". E tomando-o pela mão, disse: "Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, já não te coloco no paraíso mas num trono celeste. O inimigo afastou de ti a árvore, símbolo da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus.
Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o meio dos céus preparado para ti desde toda a eternidade"
3 – Canto
Salmo 136
(de preferencia cantado)
ou
Madrugada aê, Galo cantou. A paz se faz, a morte jaz. Jesus Ressuscitou!
As mulheres saudosas lá se vão, faz escuro e dói no coração. Mas alegre anuncia o mensageiro, está vivo o Senhor do mundo inteiro!
Salve a vida que a morte não matou, salve a mão que o sangue não manchou. Vamos todos cantar de alegria, pois o Cristo venceu, é um novo dia!
4 – Proclamação do Evangelho
Jo 20, 1-18
(Após a proclamação do Evangelho, fazer uma partilha sobre as mortes e ressurreição que acontecem em nossas vidas)
(Para concluir, o/a animador/a convida as pessoas a se abraçarem e dizerem uma palavra de vida e ressurreição umas as outras. Para terminar, sugere-se a música de Paulinho Pedra Azul, Jardim da Fantasia)
IMPRIMA ESTE TEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário