terça-feira, 29 de março de 2011

SEMINÁRIO DAS NOVAS COMUNIDADES DEBATE DESAFIOS PARA A COMUNHÃO ECLESIAL

Terminou neste domingo, 27, em Goiânia (GO), na Casa de Retiros Jesus Crucificado, o 1º Seminário promovido pelas Comissões Episcopais Pastorais para do Laicato e para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, ambos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre as Novas Comunidades.

Participaram do seminário as comunidades Face de Cristo, Sementes do Verbo, Nova Aliança, Palavra Viva, Aliança de Misericórdia, Obra de Maria, Canção Nova, Bom Pastor, Mar a Dentro, Arca da Aliança, Shalom, Doce Mãe de Deus, Pantokrator e Comunidade de Jesus.

A reunião começou com uma missa, presidida pelo bispo de Caraguatatuba (SP), dom Antônio Carlos Altieri, que é bispo referencial do Setor Juventude no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo). O domingo foi dedicado a apresentação das diversas ações que as duas Comissões da CNBB, e seus respectivos setores desenvolvem e vendo neles a possibilidade das Novas Comunidades, a partir dos seus carismas específicos, se integrarem.

O assessor teológico das Conferência Nacional dos Religiosos (CRB), padre Márcio Fabri dos Anjos, disse que a apresentação de cada uma das Novas Comunidades revelou “uma espiritualidade que busca um sentido forte de vida para si próprio, não somente de forma isolada, mas também comunicativa, envolvente, eixo da relação e da alegria com um jeito de vida moderna e pós-moderna simultaneamente”.

Três questões marcaram a discussão dos participantes: qual a relação das Novas Comunidades com a Igreja diocesana? Quais desafios e dificuldades das Novas Comunidades hoje? O que esperam deste diálogo com a CNBB? Além disso, houve uma conferência do assessor teológico e membro da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira da Silva, sobre a relação entre as Novas Comunidades e as Igrejas locais diocesanas.

Houve consenso entre os participantes de que já foram dados muitos passos em direção a uma comunhão afetiva, mas para uma comunhão efetiva só mesmo por meio de uma participação mais ativa na vida eclesial paroquial, diocesana e com as Comissões da CNBB.

Para o bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmeraldo Barreto de Farias, este seminário possibilitou que as Novas Comunidades conhecessem melhor as propostas que a CNBB traz para o trabalho evangelizador e, por outro lado, o seminário foi um momento oportuno e eficaz para conhecer melhor a prática das Novas Comunidades.

Segundo o bispo emérito de Catanduva (SP) e referencial do Setor Leigos da CNBB, dom Antônio Celso Queiroz, “nada substitui a gente conhecer as pessoas, ter uma boa conversa com elas, conviver; enquanto não dermos estes passos não haverá planejamento no futuro, por isso, o encontro foi muito positivo”.
Já para Gabriela Dias, do Conselho Geral da Comunidade Católica Shalom, percebeu que este seminário renovou ainda mais o desejo nas comunidades novas de serem colaboradoras dos bispos neste processo de evangelização. Para o padre Wagner Ferreira, formador da Comunidade Canção Nova, este seminário foi uma grande oportunidade de se viver a comunhão eclesial.

Luzia Santiago, uma das fundadoras da comunidade Canção Nova, enfatizou a surpresa com que recebeu o convite para o evento. “Sempre foi um anseio não só da Canção Nova, mas das demais comunidades por este diálogo com as Comissões da CNBB”, disse. “Espero que este seminário possa ser um momento para que nos deixemos conhecer, nos revelar, porque é somente conhecendo que se ama e assim podermos trabalhar mais pela evangelização do Brasil”, acrescentou.

Já para Ir. Maria Angélica, da Comunidade Sementes do Verbo, fundada em 2004 na Arquidiocese de Palmas (TO), cujo carisma é “viver a Palavra e anunciar a Palavra”, recebeu o convite para participar deste encontro como uma “ação de graças”. Para ela, o seminário foi “um chamado para a comunhão, pois na Casa de Deus, que é nossa mãe Igreja, há muitas moradas, cada uma com uma cor, com um formato, mas formamos uma única Igreja”.

Além dos representantes das Novas Comunidades, participaram do seminário os bispos dom Celso Queirós (bispos emérito de Catanduvas-SP), dom Eduardo Pinheiro (auxiliar de Campo Grande-MS); dom Esmeraldo Barreto de Farias (Santarém-PA); dom Bernardino Marchió (Caruaru-PE), dom Antônio Carlos Altieri (Caraguatatuba-SP); Irmã Cleonice Castro, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Helena Paludo, da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS); Laudelino Augusto, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); padre Márcio Fabri dos Anjos, assessor teológico da CRB; padre Reginaldo Lima, assessor da Comissão Episcopal pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, e os três assessores da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, padre Carlos Sávio (Setor Juventude), Prof. Geraldo Aguiar (Setor Leigos) e Prof. Sérgio Coutinho (Setor CEBs).

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: