terça-feira, 22 de março de 2011

OBAMA PRESTARÁ HOMENAGEM A ROMERO, ''A VOZ DOS SEM VOZ''

O presidente dos Estados Unidos da América, Barak Obama, como conclusão de sua viagem à América Latina, visitará o túmulo de Óscar Arnulfo Romero no dia antes do 31º aniversário da violenta morte do arcebispo de San Salvador, que foi assassinado no dia 24 de março de 1980.

O atual arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar Alas, ao dar a notícia, destacou que o presidente Obama considera Dom Romero como um dos "heróis do nosso continente" e por isso acredita que a visita é "um evento mundial", do qual a própria imagem de Romero irá se beneficiar. O arcebispo não considera a homenagem de Obama como um gesto político e à parte, precisamente porque a figura de Dom Romero já assumiu uma transcendência mundial.

O presidente Obama visitará a cripta que contém os restos do "Santo Romero da América", como Dom Romero é conhecido na América Latina, no marco de sua visita oficial a San Salvador, nos dias 22 e 23 de março, durante a qual também está previsto um encontro privado com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes. A visita faz parte de uma viagem que levou o presidente Obama também ao Brasil e ao Chile.

Na nota enviada à Agência Fides, Escobar Alas confirma sua presença no evento, como a embaixada dos EUA em El Salvador também pediu, e manifestou seu agradecimento, porque é uma honra que o presidente dos Estados Unidos vá visitar o túmulo de Dom Romero, um lutador incansável na defesa dos direitos humanos.

Chamado de "a voz dos sem voz" por denunciar a injustiça social, a repressão militar e os crimes dos esquadrões da morte, Dom Romero foi assassinado na noite do dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Santa Missa no hospital da Divina Providência em San Salvador.

A reportagem é da Agência Fides, 21-03-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Um comentário:

Radeir disse...

Caríssimo tradutor Moisés Sbardelotto,

..."porque é uma honra que o presidente dos Estados Unidos vá visitar o túmulo de Dom Romero, um lutador incansável na defesa dos direitos humanos." Honra,o legítimo representante da nação guerreira, visitar nossa América Latina acompanhado de 07(sete) aviões de carga em sua proteção ,no ligeiro pousar por aqui?

Qual a carga eles transportaram? Autoridades nacionais fizeram a inspeção nas aeronaves para assegurar nossas soberanias, ou o "poderoso dono do mundo" e seus "convidados" puderam com facilidade implantar minas,ou seus novíssimos inventos bélicos invisíveis ,mecanismos espiões para sondar solos,ares,usinas energéticas e as principais atividades governamentais? Sete aviões cheios de nada?

Por que este cortejo no mesmo tempo que USA declara o comando de bombardeios na Líbia, depois do Egito, Afeganistão,Iraque etc, a lista é vergonhosamente grande e ONU-CIA-USA ,nunca de fato agiram em função dos Direitos Humanos, muito menos pela Paz aqui na Terra.

Perdoa-me, mas a Igreja estar cega às manobras satânicas desse Obama, faz a gente perder a fé na Instituição Religiosa - a Católica, principalmente por sua força em todos os tempos e que tem por missão formar homens da mais alta qualidade humana.

A Igreja tem que encarar estas contradições e realizar aqui, junto a sociedade sua verdadeira razão de existir.

Medite sobre esse cenário armado e o hábito de um império capitalista esconder sua verdade e descobrirá a profundidade das articulações premeditadas para manter o medo e a servidão dos povos desta geração.

Perdoa o jeitão da minha abordagem desse raciocínio, mas é preciso, mais que nunca estar alerta,único modo inteligente de cumprir nossas funções, sejam elas quais forem, contanto estejam clareadas pela fé na razão e no dinamismo de quantos entregaram suas vidas para praticar a bondade conforme a consciência permanente e renovada no ideal do Grande Jesus cristo.