quarta-feira, 16 de março de 2011

MOVIMENTO EM PROL DE UMA FORMAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE

No final de semana de Carnaval foi entregue ao Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, e ao Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza, Pe. Antônio Almir Magalhães, uma Carta Aberta sobre a Formação Teológico-Catequético-Pastoral dispensada ao Laicato Cristão, subscrita por cerca de 200 pessoas ligadas a pastorais, entidades e movimentos católicos, entre elas religiosas e sacerdotes. Também fazem parte da lista estudantes de credo luterano.

No início do período quaresmal, a Carta seguirá para publicação nos meios de comunicação social. O movimento pretende ainda realizar um momento de debate aberto sobre esta questão, bem como uma Semana Teológica, trazendo a Fortaleza um representante ilustre da melhor tradição latino-americana de Teologia.

Carlo Tursi (contato: 3263.2730 / tursicarlo@gmail.com) pelo Movimento de Formação Cristã de Fortaleza (moviformcrisfor@gmail.com).

Fortaleza, em 02 de março de 2011.


Ao Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques,
Ao Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza, Pe. Antônio Almir Magalhães,
A todo o Povo de Deus que forma esta Igreja Particular:

Carta Aberta
sobre a Formação Teológico-Catequético-Pastoral dispensada ao Laicato Cristão

INTRODUÇÃO

Somos cristãos e cristãs, entre leigos, religiosos e padres, que participam ativamente da caminhada eclesial e se engajam em diversas pastorais. Já há algum tempo, andamos preocupados com a Igreja de Cristo em Fortaleza quanto à maneira como vive sua missão evangelizadora no mundo de hoje. Particularmente, nos preocupa o preparo catequético-teológico dos “operários na Vinha”, agentes e testemunhas do Reino de Deus nas realidades seculares deste nosso mundo.

Desde o Concílio Vaticano II, a formação dos cristãos leigos encabeça a lista das prioridades para a Igreja Católica. Recentemente, fundou-se a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), com sede no Seminário da Prainha, como resultado de uma fusão dos dois institutos anteriores, a saber: o ITEP (Instituto Teológico-Pastoral do Ceará) e o ICRE (Instituto de Ciências Religiosas). Além da Faculdade contamos, há 40 anos, com a formação básica e avançada de catequistas pela ESPAC, seguindo a linha da Catequese Renovada. A tradição do concílio e das conferências episcopais latino-americanas de Medellín a Aparecida, bem como o testemunho profético de fé de figuras locais proeminentes como Pe. Cícero Romão, Dom Helder Camara e Dom Aloísio Lorscheider c o m p r o m e t e m, a nosso ver, os responsáveis por essa formação, especificamente a direção da FCF e seu chanceler, o Sr. Arcebispo. Essa tradição eclesial promove uma teologia latino-americana engajada na causa salvífico-libertadora do Evangelho mediante a opção pelos pobres, uma teologia católico-ecumênica e em contínuo diálogo crítico com o mundo atual e as ciências, uma teologia profundamente sintonizada com “as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias” de mulheres e homens em deparo com as grandes questões da nossa época.

NOSSOS QUESTIONAMENTOS

No entanto, não é isso que vemos acontecer. Elencamos, em seguida, algumas observações baseadas em fatos recentes e perguntamos o que tais fatos podem significar para um projeto de formação humana e cristã de qualidade para o Povo de Deus:

Expectativas formuladas e esperanças suscitadas pela dinâmica ao longo da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP), em 2006 e 2007, com a finalidade de alicerçar uma faculdade nova e unificada, encontram-se hoje, diante da realidade criada pela FCF e, em parte, imposta pelo MEC, frustradas porque engavetadas e esquecidas nos arquivos da instituição.

Surpreende-nos que cursos bem procurados de especialização [pós-graduação latu sensu] em psicologia da religião e ciências da religião simplesmente sumiram da agenda acadêmica e, além disso, lamentavelmente, um curso solicitado ao MEC de especialização em Bíblia e de graduação em ciências da religião não tem sido autorizado.

De 2009 ao presente momento está em curso, na FCF, uma radical reestruturação do quadro docente, justificada formalmente com a necessidade de saneamento financeiro e com a exigência, da parte do MEC, de uma titulação acadêmica adequada dos professores. Contudo, chama atenção o fato de que as demissões resultantes desta reestruturação atingiram quase exclusivamente teólogos leigos ou padres casados, reconhecidos por sua excelência na prática de ensino, engajados nas comunidades eclesiais e comprometidos com a fé da Igreja.

Nota-se um esvaziamento progressivo de alunos, sobretudo no turno da noite (antigo ICRE). Ouvem-se muitas queixas sobre uma significativa queda na qualidade do ensino, nas disciplinas bíblico-teológicas. Respira-se um clima de preocupante desânimo entre discentes e docentes.

Mais alarmante, porém, parece-nos ser o crescente isolamento deste espaço de formação teológica. Constatamos atividades formativas não coordenadas, particularizadas e pontuais, para não falar do baixo teor reflexivo e da ingenuidade hermenêutica no estudo da Sagrada Escritura e dos documentos oficiais do Magistério. Após diversas tentativas de alertar os responsáveis acerca dessa situação perguntamo-nos, perplexos, para onde uma formação teológica tão defasada pretende levar o Povo de Deus de Fortaleza, sedento da palavra viva, encarnada na realidade e compreendida de forma madura?

Não podemos deixar de reconhecer neste conjunto de medidas uma tendência à clericalização da Igreja de Fortaleza. Nisso se encaixam fatos e tendências eclesiásticos como a substituição da antiga diretoria mista (padres-leigos) por uma chapa formada exclusivamente de clérigos e a adoção de atitudes que levantam suspeita de censura que pode comprometer a liberdade de pesquisa e de expressão na Academia. Tais retrocessos reabrem o fosso, existente no catolicismo pré-conciliar, entre clero e laicato, esfera sagrada e profana, fé e política, Igreja e mundo, graça e pecado. Diante disso, indagamos: Qual o perfil de cristão que a Igreja – e a Igreja somos todos nós – deseja formar para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, com sua efervescência religiosa confusa, de um lado, e seu espírito secularizado, individualista e consumista, do outro?

Sentimos necessidade de lembrar aos responsáveis pela formação teológica do Povo de Deus de Fortaleza, que a teologia só pode nascer da fé do povo servindo à Palavra de Deus que nos liberta de todas as escravidões e nos apaixona pela missão.

Quanto à relação entre o clero e o povo cristão leigo, é bom não esquecermos que, de acordo com o Vaticano II, por causa do batismo, todos os cristãos usufruem de total igualdade, porque o Espírito Santo é o mesmo em Cristo e nos cristãos e que o “sacerdócio ministerial” não está acima do “sacerdócio régio” e muito menos acima da Palavra.

PALAVRAS FINAIS

Eis o que nos inquieta acerca do rumo que a formação do povo cristão, em Fortaleza, está tomando. Com esta Carta Aberta queremos chamar a atenção dos responsáveis diretos, mas também a de todos os fiéis – leigos, religiosos e padres –, corresponsáveis pelo sacerdócio batismal, para os perigos de uma formação cristã defasada e inadequada, caso queiramos cumprir a nossa missão transformadora no mundo de hoje. Convidamos todos para o debate franco e urgente dessas e de outras questões que dizem respeito à qualificação do nosso testemunho cristão. Tal debate se presta à construção de uma Igreja “Comunhão-e-Participação”, onde não prevalece o silêncio obsequioso e a uniformização, mas aquela unidade viva que representa toda a diversidade enriquecedora do povo e de sua fé.

Fortaleza, em fevereiro de 2011.


A N E X O
Agean Monteiro de Sousa, Área Pastoral São Francisco de Assis, Fortaleza

Aldenor Menezes Angelim, Comunidade Santo Américo, Fortaleza

Alexandre Carlos Ferreira Lins, ex-aluno da ESPAC, Fortaleza

Alice Maria da S. Rodrigues, catequese/João XXIII, Fortaleza

Ana Alves da L. Valentin, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

Ana Cely Machado de Sousa, grupo de oração e liturgia (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza

Ana Clara Pinto, Catequese, ex-aluna do ICRE, Fortaleza

Ana Cristina de O. Pereira, Área Pastoral São Francisco de Assis, Fortaleza

Ana Lourdes de Freitas, CEB’s, Fortaleza

Ana Neuza de Farias Paiva, Juventude Franciscana, Fortaleza

Anatatia de Sousa Jerônimo, Catequese, Fortaleza

Andréa Lima Carneiro, ex-aluna do ICRE, Fortaleza

Antônia Arleth Sousa Moreira, ex-aluna do ICRE, acessória bíblica do CEBI, Fortaleza

Antônia Maria da Silva, leiga, Fortaleza

Antônia Maria Marques Pereira, ECC (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza

Antônia Socorro de Souza, leiga, Fortaleza

Antônio Leonor de Maria, Líder Pastoral da Criança, Fortaleza

Antônio Rodrigues dos Santos, CC Nova União, Fortaleza

Antônio Rubens Pompeu Braga, ex-aluno da ESPAC, fortaleza

Antônio Sérgio Bezerra Ferreira, Pastoral Operária/Palmeiras, Fortaleza

Ariadna Ramos Ribeiro, Movimento Familiar Cristão, Fortaleza

Ariosto Mota Moreno Filho, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Bete Mary Flynn, Ir. de Notre Dame, facilitadora do CEBI, Grupo Agar, Fortaleza

Carlo Tursi, Coordenação Arquidiocesana das CEB’s, Fortaleza

Célia maria de Sousa Lima, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza

Cícera da Silva Martins, CEB’s PAMEN, Pastoral da Criança, Fortaleza

Clara da Conceição Cruz de Sousa, Missionária (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza

Claudete S. Morais Frencken, leiga, “O Grupo”, Fortaleza

Cleomar Ferreira da Conceição Alves, catequista, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza

Cristiane Lima, Pastoral da Criança/Mag. Alves, Fortaleza

Damiana Carneiro do Nascimento, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Domingo Cassain Sales, CEB’s/Paróquia Cristo Rei, Fortaleza

Domingos Sávio Régis Alves, aluno do CEBI, Escola Bíblica Santo Dias, Fortaleza

Doris Holanda Sampaio, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza

Edvane Barros Maia, CEBI – acessória bíblica, Fortaleza

Eliana M. Vasconcelos, aluna da FCF, Fortaleza

Elianira Alves Duarte, Pastoral do Idoso (N. S. dos Remédios), Fortaleza

Elierton Marques de Menezes, ex-funcionário do ICRE, Fortaleza

Eliete Alves Rodrigues, ex-aluna do ICRE, Fortaleza

Érica Maria Torres Pompeu, aluna da Teologia – FCF, Fortaleza

Ernandes Alves de Lima, Pastoral do Idoso (N. S. dos Remédios), Fortaleza

Fátima Maria Carvalho Rocha de Moura, teóloga, facilitadora do CEBI, Fortaleza

Felipe da Silva Barros, voluntário da Pastoral da Criança, Fortaleza

Fernanda Gonçalves de Souza, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza

Fernando Antônio Pinto, ex-aluno de ESPAC e ICRE, Fortaleza

Fernando Henrique da Silva, Área Pastoral São Francisco, Fortaleza

Frances de ???, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza

Francisca Antônia Ferreira Pinheiro Sousa, leiga, Fortaleza

Francisca das Chagas de S. Lima, Pastoral da Juventude, Fortaleza

Francisca Francine Antunes Oliveira, CEBI, Fortaleza

Francisca Idalice de Sousa Santos, Iniciação cristã, Crisma, Fortaleza

Francisca Irismar dos Santos Lima, Catequese (N. S. dos Remédios), Fortaleza

Francisca Márcia de Oliveira Barros, Catequese, aluna da ESPAC, Fortaleza

Francisca Maria Mendes Sousa, Grupo Agar, Fortaleza

Francisca Régia de Maria, Educadora Social da Pastoral do Menor, Fortaleza

Francisca Regina de Almeida Sales, MESC, Dízimo (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza

Francisca Verônica Chagas Araújo, Assessoria Bíblica do CEBI, Fortaleza

Francisco Davi de Morais Furtado, pastoral da crisma (Paróquia N. S. das Dores), Fortaleza

Francisco Evandro de Alencar, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Francisco Fernando Martins, ex-aluno do ICRE, Fortaleza

Francisco José Cirilo, Pastoral Operária, Fortaleza

Francisco Leite de Sousa, Aluno CEBI, Fortaleza

Francisco Roberto Bezerra Leita, ex-aluno da ESPAC, Fortaleza

Francisco Silva Furtado, Catequese, Fortaleza

Francival Pires Pereira, aluno do ICRE (FCF), Fortaleza

Frei Genilson dos Santos, OFM, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Frei Marcos Carvalho, OFM, Fortaleza

Geralda Alexandrino do Nascimento Serra, Catequese, Fortaleza

Geraldo Frencken, professor, Fortaleza

Gerd Günther Buttgereit, aluno da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), Fortaleza

Graciola Sales Conceição, Igreja Cristo Rei, Fortaleza

Iara Féras Araújo, CEB’s (Área Pastoral Praia do Futuro II), Fortaleza

Inés de Fátima Souza Alves, Missionárias da Mãe da Visitação, Fortaleza

Ivonilde de Castro Calhado, Renovação Cristã do Brasil, Fortaleza

Jaefson Rodrigues Rodrigues, ex-professor do ICRE, facilitador da ESPAC, Fortaleza

Jean Rodrigues Braga, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Jean Souza dos Anjos, ex-aluno do ICRE, Fortaleza

Jeane Freitas, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

Joana D’Arc Martins de Lima, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

João Bezerra de Freitas, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

João de Deus Filho, Igreja Santa Luzia, ex-aluno, Fortaleza

João Duarte de Siqueira, aluno da FCF, Fortaleza

João Leondenes Facundo de S. Júnior, Agente de Pastoral – catequista, Fortaleza

João Lino Neto, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza

José Airton de Maria, Coordenação das CEB’s, Fortaleza

José Clodoaldo Ferraz, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

José Edson Girão, aluno da FCF, Fortaleza

José Elin de Sousa, leigo, Fortaleza

José Gileno Neves Filho, leigo, Fortaleza

José Neyardo Alves de Araújo, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

José Sampaio, Estudo Bíblico, Crisma (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza

Josilene Queiroz do Nascimento, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza

Juscelino Dias da Rocha, CEB’s Pici/Henrique Jorge, Fortaleza

Karen Luana Cazuza da Silva, Educadora Social da Pastoral do Menor, Fortaleza

Luis Eduardo Torres Bedoya, ex-professor da FCF, Fortaleza

Madyson Felipe Gomes Lima, Shalom português, Fortaleza

Marcello Tavares Holanda Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Marcelo B. de Oliveira, Paróquia N. S. da Assunção, Fortaleza

Márcia Maria Araújo Martins, Facilitadora Bíblica do CEBI, aluna do ICRE, Fortaleza

Marcos Aurélio Martins de Araújo, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

Maria Aldamir de Almeida, Facilitadora do CEBI (Ir. de J. M.), Fortaleza

Maria Antônia Pereira P. Silva, Pastoral Carcerária, Fortaleza

Maria Antonieta Ribeiro do Bezerra, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza

Maria Bezerra Fernandes, Catequese, Fortaleza

Maria Clebia Pinto Mote Maciel, liturgia, evangelização, MESC, Fortaleza

Maria Cleide Pires e Andrade, Irmã Dominicana, Fortaleza

Maria da Conceição M. de Sousa, CEBI, ex-aluna da ESPAC, Fortaleza

Maria das Dores Vieira Pereira, Coordenadora Comunitária pastoral da Criança, Fortaleza

Maria de Fátima Alves, CEBI, Fortaleza

Maria de Fátima Lucena Xavier, aluna da FCF, Fortaleza

Maria de Fátima Silva, catequista de N. S. dos Remédios, Fortaleza

Maria de Jesus Alves da Silva, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

Maria de Lourdes Pereira de Lima, Apoio Pastoral da Criança, Fortaleza

Maria do Carmo de Lima Carneiro, Legião de Maria, Fortaleza

Maria do Céu do Nascimento Chaves, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Maria do Socorro da Silva Oliveira, Pastoral da Crisma, Pastoral da Liturgia, Fortaleza

Maria Edite Silva, CEB’s, Arquidiocese, Fortaleza

Maria Edite Silva, CEB’s, Fortaleza

Maria Edna Souza Barbosa, Catequese (teologia), Fortaleza

Maria Eliete de Araújo, Grupo Agar, Fortaleza

Maria Elisa Montoya Guarin, Irmã Dominicana, Fortaleza

Maria Fátima de Souza Jerônimo, Catequese, ex-aluna do ICRE, Fortaleza

Maria Gomes de Sousa, Estudo Bíblico, Fortaleza

Maria Gorete de Almeida, Pastorais Sociais (Paróquia Nossa Senhora das Dores), Fortaleza

Maria Gorethe Sousa, Pastoral da N. S. de Fátima, Fortaleza

Maria José de Silva Ramalho, MESC, Fortaleza

Maria Marlene de Aguiar, Secretaria do Trabalho do Desenvolvimento Social, Fortaleza

Maria Norberta Viana, facilitadora do CEBI, Fortaleza

Maria Regina de Sousa, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Maria Silêuda Silva dos Santos, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Maria Valdicélia Cavalcante Lopes, Conselho Comunitário Monsenhor Souto, Fortaleza

Maria Valdinéia Morais Oliveira, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza

Maria Vieira do Nascimento, Legião de Maria, Fortaleza

Marília Santos de Menezes, leiga, Fortaleza

Marinete Jales Rodrigues, CEBI, Grupo Agar, aluna do ICRE,

Marta Maria V. do Nascimento, Bacharelado de Teologia na FCF, Fortaleza

Martha Mota Machado, ex-aluna do ICRE (extensão), Fortaleza

Michael Becker, docente da FCF, Fortaleza

Michael Kosubek, docente da FCF, Fortaleza

Paulo Rosemberg Farias, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza

Pe. Ermanno Allegri, Adital, Fortaleza

Pe. José Álvaro Campos Vieira, Paróquia N. S. da Paz, Fortaleza

Pe. Lino Allegri, Pastoral do Povo da Rua, Fortaleza

Pe. Marcos Passerini, Pastoral Carcerária, Fortaleza

Pedro Melo, Bacharelado de Teologia – FCF, Fortaleza

Raimundo da Silva Paiva, PJMP, Fortaleza

Regina Célia Araújo de Freitas, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Regina Célia Terto, Ministra da Palavra Fortaleza

Rejane Nascimento de Sousa, Articulação da Paróquia N. S. da Assunção, Fortaleza

Rubens Usinete da Costa, Catequese, Fortaleza

Sâmya Veras, Catequese, Fortaleza

Sérgio Alves de Nascimento, leigo, Fortaleza

Serly Melo Barros Souza, Catequese, Fortaleza

Stella Maris Sales, CEBI, ex-aluna do ICRE, Fortaleza

Tânia de Lucena Nóbrega, aluna da FCF, Fortaleza

Tânia Maria Marques Pereira. Estudo Bíblico (Área Pastoral da Barra do Ceará), Fortaleza

Tânia Maria Pinheiro de Almeida, Leiga Salvatoriana (Paróquia da Parangaba), Fortaleza

Tereza de Jesus Nascimento Pinto, leiga, Fortaleza

Terezinha Casimiro Albuquerque, facilitadora bíblica do CEBI, Fortaleza

Tiago Silva, Pastoral da Criança/Mag. Alves, Fortaleza

Vicente Vidal, Assessoria Bíblica do CEBI, Fortaleza

Victória Régia Amais de Paiva, CEBI, UFC-sociologia, Fortaleza

Walmir Gomes Pessoa, Bacharelado em Teologia – FCF, Fortaleza

Welma Andrade Wanderley, Grupo Agar, Fortaleza

Zilda Barros de Oliveira, Área Pastoral da Barra do Ceará, Fortaleza
[assinaturas em anexo]

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: