quarta-feira, 2 de março de 2011

BENTO XVI ACREDITA QUE O RISCO DA INTERNET É QUE A OPINIÃO PREVALEÇA SOBRE A VERDADE

Bento XVI afirmou hoje que os riscos que se correm com o uso da internet são a perda de privacidade, a superficialidade nas relações e que a opinião mais convincente prevaleça sobre a verdade. No discurso dirigido hoje aos participantes da reunião do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais sobre o tema “Linguagem e Comunicação”, o Papa assinalou que as novas tecnologias não apenas estão mudando o modo de comunicar, mas que também estão propiciando uma vasta transformação cultural.

O Bispo de Roma assegurou que as novas tecnologias estão propiciando um novo modo de aprender e de pensar, assim como uma nova linguagem.

“Os riscos que se correm estão à vista de todos: perda de privacidade, relações superficiais, falta de emoção e a prevalência da opinião mais convincente sobre o desejo de verdade”, afirmou.

Bento XVI acrescentou que por isso se faz necessária, de maneira urgente, uma reflexão sobre as linguagens desenvolvidas pelas novas tecnologias e que o ponto de partida é a Revelação, “que nos testemunha como Deus comunicou suas maravilhas na linguagem e na experiência real dos homens, segundo a cultura de cada época”.

“A fé sempre penetra, enriquece, exalta e estimula a cultura e por isso é necessário escutar a linguagem dos homens de nosso tempo para poder seguir a obra de Deus no mundo”, manifestou.

O Pontífice acrescentou que a cultura digital abre novos desafios para a capacidade da Igreja de falar e de escutar uma nova linguagem que fale da transcendência e recordou que Jesus, no anúncio do Evangelho, utilizou os elementos da cultura e do ambiente de seu tempo.

Atualmente, acrescentou o Papa, os cristãos estão chamados a descobrir na cultura digital os símbolos e metáforas que podem ser úteis para falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo.

Bento XVI recordou aos participantes sua mensagem por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011, que se celebrará no dia 5 de junho próximo, na qual destaca que a internet não pode substituir o contato direto entre as pessoas e que as novas tecnologias devem ser postas a serviço do bem da pessoa e da humanidade inteira.

Nessa mensagem, o Papa pede aos jovens que façam “um bom uso” das redes sociais da internet, para que essas não sejam um instrumento “que reduz as pessoas a categorias, que procura manipulá-las emotivamente ou que permite aos poderosos monopolizar as opiniões dos demais”.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 28-02-2011. A tradução é do Cepat.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: