quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ESPETACULAR ASSEMBLEIA DOS LEIGOS E DAS LEIGAS- SP.

Apresentação
Aproximadamente 80 representantes de várias dioceses do Estado de São Paulo compuseram a 1ª. Assembléia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB Regional Sul-1, em 2011, realizada em Araras-Sp, entre os dias: 18 a 20 de fevereiro de 2011, que sempre trabalha a organização e a articulação do laicato estadual, por meio do estudo, discussão e encaminhamento de temáticas específicas.

Dinâmica Nova para o Tema:
Uma dinâmica moderna, criativa promoveu o comprometimento. Cada grupo estudou um assunto específico do tema da 1ª. Assembléia de 2011. Cada participante, de cada um dos grupos, de forma comprometida, visitou na seqüência cada um dos outros grupos, apresentando-lhes as conclusões do seu grupo para apreciação do grupo visitado. Esta novidade exigiu o esforço concentrado de cada participante, postura conseqüente que trabalhou em profundidade a temática proposta: “Planejamento, pedagogia e organização do laicato na atual conjuntura sócio-eclesial”, assessorado por Dr. Romualdo Dias.

Assessorias
O Ex-Presidente do CNLB Nacional, Carlos Signorelli apresentou inicialmente um pouco do “Texto-Base Preparatório para o VI Encontro Nacional do Laicato do Brasil” a se realizar no Rio de Janeiro, no Corpus Christi de 2012. Carlos, que tem a identidade laical aguçada, competente, corajosa e comprometida como o fez como delegado do Laicato Nacional na 5ª. Conferencia Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em Aparecida-SP, em Maio de 2007, não deixou por menos. Conseguiu fazer uma panorâmica geral e sensibilizar para temática desafiadora do VI Encontro: “A Crise no Paradigma civilizacional”. Sob os “Sinais do Espírito”, Signorelli mostrou como o Espírito nos interpela, apontando rumo, direção e o sentido do nosso agir histórico, para que sejamos co-participes da construção desta História, que hoje, Aparecida (44) chama de “Mudança de Época”. Com esta pitadinha do Carlos a Assembléia acendeu o sinal de alerta para 2012!

Dr. Romualdo Dias, filósofo e pedagogo, mestre em educação e doutor em filosofia, professor da UNESP entronizou no sábado a admirável dinâmica, revelou-se infalivelmente produtiva, fruto dedutivo do esforço concentrado individual de cada participante, que assimilou e encaminhou conclusões da temática acima proposta. Dr. Romualdo, um apaixonado da pedagogia popular mobilizadora, revelou-se ainda simples e até carinhoso na condução da surpreendente metodologia, que, por si só, já traria frutuosos resultados concretos. “Tendo arado a terra”, expressão conclusiva do assessor, a assembléia estava pronta para, no domingo, elaborar o planejamento para o CNLB-Sul-1. Concluindo, Dr. Romualdo, conduziu plenária, onde pontuou reflexão a partir da realidade de cada diocese, elucidando a “dimensão da sobrevivência – minorias abraâmicas, dimensão da convivência – celebrar a vida e a dimensão da revivência – fazer memória”.

Presença do Bispo Referencial da CNBB-Regional Sul-1 para o laicato estadual
Dom Milton Kenan (Brasilandia-São Paulo), bispo referencial, já é esperado sempre com muita expectativa, devido o carinho e apreço que ele demonstra com sua atitude de compromisso junto ao laicato. Sua presença sempre traz carinho, afeto, compromisso, animação e esperanças. Após participar dos debates e plenário, pediu licença para a Assembléia do laicato estadual, poder emitir algumas de suas conclusões: “O laicato precisa ter MUITA OUSADIA para levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os cantos, com muita força, fé, amor-caridade e de ESPERANÇA EM ESPERANÇA”. Isto só animou!

Prioridades levantadas pelos grupos para o Planejamento do CNLB-Regional Sul-1:
- A Assembléia do CNLB Regional não se basta em si, é preciso desencadear processos;
- Com relação à conjuntura social e eclesial é preciso olhar bem o momento histórico e suas transformações;
- A formação é destaque, deve estar articulada com os demais pilares: organização, espiritualidade e a presença no mundo;
- Assumir a Juventude como prioridade, como protagonistas e co-autores do processo e do novo;
- Aprimorar nossos planejamentos, planejar estrategicamente a curto, médio e longo prazo;
- Dar maior visibilidade ao CNLB e aos Conselhos Diocesanos, promover a aproximação com todo o laicato;
- Reforçar continuamente a tomada de consciência da vocação laical e de sua identidade, sobretudo;
- Priorizar a vocação laical e sua identidade dentro de um sérvio de animação vocacional específico para leigos e juventude;

Comissões do CNLB Regional Sul-1
Na presença dos jovens, de forma animadora, por unanimidade constituiu-se a Comissão para a Juventude com a apresentação dos nomes de rapazes e de moças que vão compô-la. As Comissões de Formação, Comunicação e de Fé e Política foram reconstituídas e ganharam um reforço esperançoso com os novos nomes que cumprirão mandato até 2012.

Trabalhos de Grupo para as Sub-Regiões
Os representantes das oito (08) Sub-Regiões do CNLB Regional Sul-1, em seu trabalho de grupo por Sub-Região discutiram questões próprias de articulação, sugeriram nomes de jovens para a composição da Comissão para a Juventude, apresentaram datas para a Visita da Presidência do CNLB Regional nas Sub-Regiões pastorais e também elegeram seus delegados e suplentes para a Assembléia do CNLB Nacional a se realizar em Belo Horizonte-MG, na Festa de Corpus Christi, em 2011.

E desta feita, atentos aos Sinais do Espírito, que aponta a nossa ação e nossa prática para uma “Mudança de Época e mais Época de mudanças (AP.44), retornamos para nossas famílias e comunidades totalmente refeitos e animados!

Colaboração  José Aparecido dos Santos – CNLB Assis-sp

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: