sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CONSELHO DE LEIGOS PROMOVE FORMAÇÃO PARA A CF 2011



APRESENTAÇÃO
A Diocese de Assis, sob coordenação do CNLB-Diocesano promoveu em 30 de Janeiro de 2011 mais um Encontro de Formação para a CF. 2011, que tem como Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta!

O Lema desta CF, onde o Planeta grita por socorro e mexeu com todos foi extraído de (Rm 8,22): “A Criação geme em dores de parto!”

PRESENÇA E ABERTURA!
A Diocese contou com uma boa representatividade de quase todas suas 25 paróquias, bem como de outras entidades que vieram contribuir, uma vez que o tema se destina a toda coletividade, independente de religião.

Após uma bela e ecológica oração inicial, compuseram a mesa de abertura o Bispo Diocesano Dom Benedito José Simão, José Aparecido dos Santos-Presidente do CNLB Diocesano e Luciano Marcio de Souza, pela Equipe da CF Diocesana e Coordenador deste Encontro de Formação.
José Aparecido, acolhendo e congratulandou-se com a presença do laicato diocesano e demais entidades associativas, motivou o dia: “Olhem, as janelas estão abertas! Eis a natureza! E levando as mãos ao rosto, janela da nossa alma, convocou, pedindo um sorriso de todos: Abramos nossas janelas!
Dom Simão acolheu a todos os presentes, dando-lhes as boas vindas. O bispo insistiu nos desafios que estão postas para toda a humanidade em pela salvação do Planeta. Independente de todos nós, como Igreja, que nesta quaresma temos que nos converter em ações concretas, é preciso lançar-se ao desafio de convocar todas as pessoas de boa vontade. É preciso agir logo, pois a criação geme em dores de parto! Concluindo disse que a própria Igreja tem que ser mais ágil e rápida!

ASSESSORIA E PALESTRAS ADICIONAIS
A assessoria esteve a cargo do ambientalista biólogo: Ronaldo Rodrigues dos Santos-Professor, Mestrado em Ciências Ambientais, Militante Fé Política de Taubuté-SP e Secretário Adjunto do CNLB-Regional Sul-I. Ronaldo, com exposição muito simples, mas envolvente, bastante didática e com uma dinâmica extraordinária fez com que os participantes interagissem sem parar!
Biólogo e ambientalista com grande conhecimento de causa, aproveitando-se da interação, Ronaldo promoveu o conhecimento da CF.2011, através do método VER, JULGAR e AGIR, que deu conta do complexo tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.

PALESTRAS ADICIONAIS:
1-Dom Simão mostrou os objetivos fundamentais do Fundo Diocesano de Solidariedade-FDS, insistindo, sobretudo na qualificação de Projetos junto ao FDS, que devem ter cunho social, atendendo também a expectativa missionária da Igreja. Finalizou fazendo uma prestação de contas das aplicações, recursos e saldo financeiro do FDS.
2-Na seqüência, a AFERCOR, Entidade Comunitária de Maracai-Sp, que trabalha com jovens na agricultura familiar, apresentou-se, prestando contas (Slides) de recursos utilizados do FDS.
3-Por último o Prof. Carlos Ladeia-Departamento de Encubadora da UNESP-Assis fez exposição da assessoria que a Universidade presta para a criação de Cooperativas de Reciclagem em toda a região, além do fomento e acompanhamento destas entidades, hoje já bem sucedidas!

TRABALHO EM GRUPOS E AÇÕES CONCRETAS!
Voltamos com o Ronaldo, apresentando-lhes o AGIR da CF.2011. O biólogo promoveu ainda mais interação já instalada, na busca propostas concretas para a realidade local e regional, utilizando-se de um proveitoso trabalho de grupos.

Equipe da CF Diocesana de Assis
PLENÁRIA E ENCAMINHAMENTOS:
O biólogo e ambientalista coordenou e fechou com encaminhamentos de estímulos uma plenária, que demonstrou boa quantidade de ações concretas, que os participantes vão promover em suas comunidades, envolvidos por esta temática da CF.2011, em parceria com demais segmentos corresponsáveis, uma vez que o futuro da humanidade corre risco, pois: “a criação geme em dores de parto!

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: