domingo, 16 de janeiro de 2011

SÃO PAULO TEM MAIS UM CONSELHO DE LEIGOS E LEIGAS

O I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo por meio da Oficina “Vida e Missão do Leigo como Sujeito da Igreja” propôs a criação e o fortalecimento dos conselhos de leigos nas regiões episcopais. A proposta já consta no 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, é uma recomendação pastoral do Documento de Aparecida e da Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB de 2007.

Os cristãos leigos da Comissão do I Congresso da Região Episcopal Santana, com o objetivo de dar início aos projetos apresentados pelas diversas oficinas arquidiocesanas e em resposta a convocação do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, reuniram-se nos últimos meses para preparar a Assembleia Regional com o principal intuito de fundar o Conselho de Leigos da Região Episcopal Santana.

Estiveram presentes todos os leigos da comissão regional, representantes de diversas paróquias, além da presença dos membros do CLASP (Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo), CLERB (Conselho de Leigos da Região Belém), CLERI (Conselho de Leigos da Região Ipiranga) e GAL Sé (Grupo de Articulação de Leigos da Região Sé).

Reunidos no dia 15 de janeiro de 2011 os leigos da região Santana fundaram o CLERS sob a coordenação do Clemente Rafaeli. Os cristãos leigos presentes definiram uma agenda mensal de encontros para formação sobre o que é o Conselho de Leigos, planejamento estratégico para os projetos do I Congresso, visita as diferentes paróquias e organizações laicas em preparação à Assembleia Geral Ordinária no dia 04 de junho de 2011 no Centro de Pastoral para a primeira eleição dos membros da Presidência e do Conselho Fiscal do CLERS.

A Assembleia Regional contou com a colaboração do presidente do CLASP, Edson Silva, que expos um breve histórico da organização dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade destacando a organização do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil nos anos 70, a realização do Sínodo dos Leigos convocado pelo Papa João Paulo II e a organização dos diversos grupos na Arquidiocese de São Paulo com o apoio efetivo de Dom Paulo Evaristo Arns, dos bispos auxiliares e presbitério.

Foram indicados também na assembleia os leigos Maria Inez, Manoel, Nelson, Beth, Kamila, Clodovil e Sérgio para representar o CLERS na próxima Assembleia do CNLB Regional Sul 1 que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de fevereiro de 2011 na cidade de Araras, diocese de Limeira.

Edson G. P. O. Silva
Presidente do CLASP

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: