terça-feira, 11 de janeiro de 2011

2011 – Ano Internacional da Química

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química, que fica sob a coordenação da UNESCO e da União Internacional de Química Pura e Aplicada (sigla em inglês IUPAC). O tema, que inicialmente causa uma certa estranheza, pode ser compreendido a partir do seu objetivo: a química será comemorada pela sua contribuição para o bem estar da humanidade e para a manutenção dos recursos naturais.

A iniciativa também chama a atenção para a Década da Educação para um Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), promovida pela ONU. Ainda, 2011 marca o centenário da entrega do Nobel em Química para Maria Sklodowska Curie - tornando-se uma oportunidade para celebrar as contribuições das mulheres à Ciência.

Uma das propostas do Ano Internacional é o projeto Água - uma solução química, que busca motivar estudantes a participarem em atividades que enfatizam o papel que a química desempenha na manutenção da qualidade da água e na sua purificação. Alunos e alunas são convidados e convidadas a investigar - a partir de sua realidade local - um dos recursos mais críticos do planeta. Os estudantes irão divulgar seus achados em termos de qualidade e de tratamento da água em um mapa na internet, de forma a trocar experiências e comparar os resultados obtidos por outros alunos em todo o mundo.

O endereço www.chemistry2011.org/ traz todas as informações necessárias para aderir à proposta e à Rede do Ano Internacional da Química, além de notícias, um calendário de eventos e sugestões de atividades. Em http://www.chemistry2011.org/connect/the-iyc-network/está a lista de todas as instituições de organizações e pessoas no Brasil que já aderiram à iniciativa.

por Fundação Luterana de Diaconia

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: