segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Regionais Noroeste e Norte 2 realizam seminários sobre a formação para o laicato

No último fim de semana, dias 26 a 28 de novembro, o Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul da Amazônia e Rondônia) realizou um seminário de formação para o laicato. O encontro aconteceu em Porto Velho (RO) e reuniu 22 pessoas.

O objetivo da formação foi partilhar experiências, levantar desafios voltados para o laicato, além de elaborar indicativos para a formação do laicato e para os cursos de teologia para leigos. O assessor do Setor Leigos, da CNBB, professor Geraldo Aguiar, expôs o tema “A formação dos discípulos missionários – desafios e perspectivas”.

A formação aconteceu também no Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), nos dias 16 e 17 de novembro. De acordo com Aguiar, o encontro foi oportuno para expor alguns desafios dos leigos na região. “A formação nos revelou a riqueza de formação existente e os desafios que ainda persistem numa região com dioceses e prelazias de grandes extensões geográficas. Nesse processo formativo constatamos o protagonismo dos leigos e leigas”, sublinhou o assessor. A formação laical no Regional Norte 2 é prioridade desde o Encontro dos bispos da Amazônia que aconteceu em Santarém (PA), em 1972.

Para a presidente do Conselho Regional do Laicato do Regional Norte 2, Leila Cristina Assunção, a formação alcançou seus objetivos e deverá ser estendido para todas as dioceses do Pará e Amapá. “O objetivo agora é estender a formação para todas as dioceses do Regional e trabalhar na perspectiva de uma formação qualificada e integral voltada para o social, porque a ação do leigo deve estar a serviço da vida aonde quer que ela esteja”, disse Leila. Ela apontou ainda que Conselho de Leigos do Regional terá como meta pensar uma formação “para quem e com que finalidade”, a partir de agora, para que os objetivos possam ser alcançados a partir dos desafios do próprio Regional.

Os seminários contaram com o apoio e presença dos secretários executivos dos Regionais e da coordenação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) presentes nesses dois regionais.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: