quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

5 BANDEIRAS DE ATUAÇÃO PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

As medidas deveriam ser adotadas, paralelamente, às cinco metas defendidas pelo Movimento ‘Todos pela Educação’.

Um conjunto de cinco propostas de atuação na área educacional foi apresentado na quarta-feira, 1º de dezembro, pela diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, como essenciais para que o Brasil atinja um grau de excelência no setor até o ano de 2022.

"Elas tratam de assuntos fundamentais para que o Brasil consiga cumprir as 5 Metas, de acesso à escola, alfabetização, aprendizagem, conclusão do ensino e financiamento", explicou Priscila.


As 5 Bandeiras são as seguintes:

1- Currículo: o país precisa ter um currículo nacional, com as expectativas de aprendizagem dos alunos por série/ciclo.

2- Valorização dos professores: o magistério deve ter uma formação adequada, com foco na aprendizagem dos alunos, além de contar com uma carreira mais atraente.

3- Fortalecimento do papel das avaliações: as provas aplicadas para medir a qualidade da educação devem orientar as políticas públicas e as práticas pedagógicas. Por isso, é necessário que elas forneçam informações aos professores e aos gestores sobre o que os alunos aprenderam e deixaram de aprender.

4- Responsabilização dos gestores: os gestores brasileiros devem ser apoiados, mas também responsabilizados pelo desempenho dos alunos.

5- Melhora das condições para a aprendizagem: o país deve ampliar a exposição dos alunos à aprendizagem por meio do cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias e da ampliação do turno de ensino, com utilização do contraturno para reforço escolar e recuperação.

Para Priscila Cruz, essas medidas deveriam ser adotadas, paralelamente, às cinco metas defendidas pelo movimento. As Metas do movimento são as seguintes:

Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.

Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.

Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.

Meta 4: Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos.

Meta 5: Investimento em educação ampliado e bem gerido.

Leia mais sobre as 5 metas.

[O Todos Pela Educação é um movimento que conta com a participação da sociedade civil, de gestores públicos de educação, da iniciativa privada e de especialistas. O principal objetivo é ajudar na garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil].

Movimento ‘Todos pela Educação’ - Movimento que conta com a participação da sociedade civil, de gestores públicos de educação, da iniciativa privada e de especialistas

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: