quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FRUTOS DA ASSEMBLÉIA DO CNLB-REGIONAL SUL 1: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS, PORTADORES DA ESPERANÇA.

Tema
Desejada e esperada, a Assembléia Ordinária do CNLB Regional Sul 1 aconteceu agora de 05 a 07 de Novembro de 2010, na aconchegante Casa de Emaús, em Araras-SP.

Vindo de várias dioceses do Estado de São Paulo, leigos e leigas, homens, mulheres e jovens comprometidos reuniram-se, não só, fortalecendo amizades, que animam a todos, mas, sobretudo, buscando reciclar motivações da nossa articulação amparados na temática: “Cristãos leigos e leigas, discípulos missionários, portadores da esperança”. Fomos 70 pessoas, que durante os três dias nos animamos muito com esta idéia! E neste sentido, esta assembléia, conseguiu ser diferente propositivamente, apresentando-se sob dinâmicas novas, mais produtivas, afetivas e pés no chão. “Vinde Espírito Santo de Deus...”

Juventude!
Já pela segunda assembléia consecutiva estamos contando com a presença indispensável da juventude, assumindo a opção pelos jovens. Moças e rapazes, tenham certeza, de agora em diante, o desejo de todos é que a juventude seja um elemento, não só constitutivo destas nossas assembléias, porém força criativa e arejada na articulação dos leigos na sociedade! “... Enchei os corações de vossos fiéis...”. Impregnai juventude!

Mística
A assembléia ganhou uma mística, que iluminou os três dias com um astral afetivo, contundente e real, justamente pela condução criativa e encarnada desta juventude que soube nos colocar em espírito de oração, refletindo e interagindo sobre dores e alegrias, sonhos e esperanças. “... Acendei neles o fogo do vosso amor...”.

Dom Milton: A relação episcopado e laicato
Dom Milton, Referencial dos leigos na CNBB Regional Sul-1, “Um Bispo Grande” referência carinhosa e “engraçada” observada por uma leiga, foi muito sincero ao desenvolver como deve se desencadear a relação episcopado e laicato, devendo se pautar pela lógica de um povo de Deus em comunhão, tendo em mente que o protagonismo do laicato é evidente na evangelização atual. O laicato é quem está presente no dia-a-dia da sociedade. Dom Milton ainda enfatizou que não é momento de saudosismo, mas de avançar na evangelização. E ressaltou o papel dos leigos para que a Igreja de Jesus Cristo chegue até os confins, na beleza e nas tristezas do dia-a-dia. Entretanto Dom Milton não poupou comentários sérios e até com certa indignação pelos lamentáveis episódios em que se envolveu a Igreja no Brasil por ocasião das Eleições 2010. “... Enviai o vosso Espírito e tudo será criado...”

Temáticas
Jung Mo Sung, assessor já conhecido de muitos, desenvolveu o 1º. Painel: “Conjuntura Social e Eclesial”, provocando sustos, alguns arrepios, bem como satisfações de coincidências, escondidas entre muitos. O lugar da atuação do cristão leigo é na sociedade! Diante disto pode-se imaginar o monte de questionamentos que na fila do povo apareceram!

No 2º. Painel: “Pedagogia da inserção e a possibilidade do Conselho de Leigos na estrutura atual da Igreja e caminhos para conscientização da vocação laical”, Jung, aprofundou ainda mais sua reflexão. Em alguns momentos, até de uma forma fria, usando a razão foi exigente. Noutro momento, valendo-se da lógica, cobrou contundente o sentido de pertença, identidade e o seguimento do cristianismo. Chegou a “chutar o balde”: “Porque falar em vocação laical?” “Não se tem que falar de vocação laical. Ela já está intrínseca!” E Jung continuou sua assessoria sempre contundente,” sui generis”, polêmico para o arrepio de alguns e satisfação de outros bem como levantando teses, da mesma feita polêmicas, mas que no fundo mexeram com os “brios” de cada um de nós! Pode-se também imaginar o conteúdo questionador da Fila do Povo que se seguiu! “... E renovareis a face da terra...”

Confraternização aguardada!
Após dois dias de intensos trabalhos polêmicos sob o exigente Prof. Jung, nada melhor que saber que no sábado a noite se poderia relaxar um pouco com uma gostosa e desejada confraternização, que está cada vez melhor, muita gente se soltou conseguindo relaxar e brincar bastante! “... Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis...”, todos os de boa vontade!

Encaminhamentos Finais
No domingo de manhã, já mais refeitos e em trabalhos de grupos por Sub-Região, todos se debruçaram em apontar três prioridades para os CNLBs Diocesanos e para o Regional, tomando por base questões pontuais, apontadas a partir da assessoria.

E a plenária final referendou as prioridades e aprovou várias moções, como ao Conselho de Saúde da cidade de São Paulo, uma em agradecimento a Dom Demétrio e outra abordando de modo contundente e reparador sobre o envolvimento de toda a Igreja nas Eleições 2010. Os cristãos leigos e leigas foram enviados, simbolicamente recebendo um muda para ser plantada, rezando e cantando: “Põe a semente na terra não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão!” Deste modo se concluiu mais esta assembléia que com certeza fortaleceu a todos! Assim,... ”fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito...”.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: