quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ASSEMBLEIA DA SUB-REGIÃO PASTORAL DE BOTUCATU-SP-2010.

Apresentação

A Sub-Região Pastoral de Botucatu-SP compõe-se de 08 Dioceses, sendo Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília, Lins, Ourinhos e Presidente Prudente.

Periodicamente esta Sub-Região, composta dos Bispos, Coordenadores de Pastorais, Religiosos (as), movimentos e organismos, congregando cerca de 50 pessoas, reúnem-se sistematicamente em torno de temas pré-estabelecidos em assembléia anual.

No ano de 2010, em 09/03/10 trabalhamos o tema ELEIÇÕES 2010 sob assessoria muito boa de Cientistas Políticos da UNESP-Marília e em 21/09/10 Experiência de Economia Solidária e Sustentável, sob assessoria de Prof. Especializado-Bauru. Doutora Ana Maria-UNESP-Assis, destacou-se ao revelar toda a criação da COOCASSIS-Cooperativa de Catadores de Assis, que nasceu no pastoreio de Dom Mauricio, do qual recebeu intenso e agradecido apoio!

Assembléia no ano de 2010

1-A Assembléia da Sub-Região aconteceu no dia 26/10/10, na cidade de Marília, como de costume, por ser a Diocese mais central geograficamente.

2-A Equipe Executiva, que prepara estas reuniões, da qual faz parte o Coordenador dos CNLBs da Sub-Região, destaca a importância do conteúdo destes encontros e assembléia.

3-Não custa recordar que há 07 anos aproximadamente os CNLBs da Sub-Região vêm contribuindo enormemente para o conteúdo destas reuniões, tornando-as mais comprometidas com a realidade social da Sub-Região.

4- Por isso, considero um avanço qualitativo considerável, uma vez que hoje as temáticas sociais de maior envolvimento com a sociedade brotam de forma mais natural. Pode-se conferir pela pauta da assembléia de 2010.

Pauta 2010.

1-Fêz-se Memória dos temas discutidos em 2010, buscando considerar se foram relevantes e se contribuíram na Sub-Região e nas Dioceses.

2-Ao rever o tema Eleições 2010, consideramos a assessoria dos cientistas políticos da UNESP-Marilia competentes e imparciais. Na revisão sobre Experiência de Economia Solidária e Sustentável, houve destaque para Dra. Ana Maria, que fez questão de mostrar que a assessoria técnica, que Universidade presta, coincide geográfica e administrativamente com a da Sub-Região Pastoral de Botucatu, o que despertou interesse especial.

3-A segunda questão trabalhada pelos grupos já procurava buscar encaminhamentos e aí vale lembrar que, como membro da Equipe Executiva, já apostando no enfoque social espontâneo, consegui este questionamento: “O que continua sendo desafiador em nossas Igrejas Particulares? O termo “desafiador”, carrega mais força, que “desafios” já desgastado! Com este debate cada Diocese deveria apresentar dois temas para 2011.

Debate Propositivo para 2011

1- Uma primeira questão discutida e já aprovada em plenário foi o abandono do modelo 2010, que continha apenas dois encontros, voltando não ainda para o modelo anterior de quatro encontros, mas para um modelo de três encontros e assembléia anual.

2-Entretanto, com a aprovação de três encontros, acontecerão o dia todo, entendemos que houve um avanço, pois conseguimos aprovar que a parte da manhã será dedicada às temáticas, plenário, encaminhamentos, sendo que, para a parte da tarde ficou com o compromisso das privativas dos vários grupos. Insistiu-se e se assumiu que os vários organismos vão fazer um intenso aproveitamento deste espaço para articulação dos seus organismos. E’ o caso de aprofundarmos a articulação dos CNLBs.

Encaminhamentos e Resoluções 2010

1-Como fruto do trabalho dos grupos, entre tantas preocupações que continuam desafiadoras para a Sub-Região, ficaram agrupados várias questões desafiadoras, contempladas em três encontros e uma assembléia em 2011.

2- Um segundo encaminhamento contempla a Assembléia das Igrejas-2010 e coloca como pano de fundo como tema central para os três Encontros/2011, a Missão Continental, tendo como temas transversais, as questões desafiadoras discutidas e aprovadas em debate.

3-Consideramos isto um avanço, a partir deste exemplo da CF.2011: Cada Diocese já vai se lançar na CF com toda criatividade e força pastoral. Entretanto, iluminando-se na Missão Continental e tendo a CF.2011 como tema transversal, o que continua sendo desafiador, olhando a nossa realidade regional e que pode se irradiar para as nossas bases diocesanas? 4-Esta mesma estratégia vai iluminar e perpassar os outros dois encontros com seus temas transversais, acreditando e reforçando nosso potencial interno, sem a necessidade de assessorias especiais. Todos os Encontros se realizarão no ITRA.

Calendário 2011

1- Primeiro Encontro em 01/03/2011 – Missão Continental e Meio Ambiente-CF. 2011.
2- Segundo Encontro em 24/05/2011 – Missão Continental e Juventude.
3- Terceiro Encontro em 30/08/2011 – Missão Continental e Família.
4- Assembléia Anual em 29/11/2011.

Comissão Especial

1-Em plenário das temáticas transversais insisti em Reforma do Estado com Participação Democrática-Doc. 91 CNBB, também defendida por D. Mauricio no grupo da sua Diocese.

2-Vencidos que fomos, D. Maurício, na tentativa de salvar alguma coisa deste tema, apresentou emenda, que criaria uma Comissão com Participação Especial dos CNLBs, que em todos os encontros teria um tempo especial para apresentação de trabalho em desenvolvimento.

3-Estrategicamente aceitei e pedi comprometimento das Dioceses no fortalecimento dos CNLBs, como um dos organismos membro e articulador desta Comissão, o que foi aceito!

4-Importante lembrar que isto ficou aprovado, o que se considera um ganho de articulação.

5-Dom Benedito (Prudente), endossando e valorizando esta proposta, sugeriu que esta comissão já prepare temas transversais sobre fé e política para todos os encontros de 2012, por ser ano de eleições municipais!

6- Nossa luta recebeu apôio do Pe. AOKI-Bauru e do Pe. Sergio-Botucatu, que a chamaram de: santa teimosia! Assim concluímos a Assembléia de 2010.

Por isso,... “fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito...”

José Aparecido dos Santos – CNLB Assis-sp

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: