sexta-feira, 8 de outubro de 2010

5º DIA DA SEMANA ECUMÊNICA DE ORAÇÃO PELA CRIAÇÃO

Sexta-feira

Leitura: II Pedro 3, 3-7.13

Antes de mais nada, deveis saber que, nos últimos dias, aparecerão zombadores esbanjando zombarias e levando a vida ao sabor de suas paixões. Eles dizem: "Onde ficou a promessa da sua vinda? Desde a morte de nossos pais tudo permanece como no princípio da criação!". Voluntariamente desconhecem que desde antigamente existia o céu e que a palavra de Deus fez surgir da água a terra, sustentada pela água; e que pelos mesmos elementos o mundo de então pereceu, afogado pelas águas. Pela mesma palavra, o céu e a terra de hoje estão sendo reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e da perdição dos ímpios. O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. (Bíblia da CNBB)

Reflexão:

O efeito estufa é um fenômeno sem o qual a vida como a conhecemos agora não seria possível. Esse processo consiste em um aquecimento do planeta por efeito da ação dos chamados gases do efeito estufa, compostos presentes no ar em concentrações relativamente baixas (dióxido de carbono, vapor d'água, metano etc.).

Os gases do efeito estufa permitem que as radiações solares passem através da atmosfera, ao mesmo tempo em que impedem a passagem para o espaço de parte das radiações infravermelhas provenientes da superfície da Terra e da baixa atmosfera (o calor devolvido).

Na prática, comportam-se como os vidros de uma estufa e favorecem a regulação e a manutenção da temperatura terrestre nos valores atuais. Esse processo sempre ocorreu naturalmente e faz com que a temperatura da Terra seja cerca de 33º C mais quente do que seria sem a presença desses gases.

No entanto, considera-se que o clima da Terra está destinado a mudar, porque as atividades humanas estão alterando a composição química da atmosfera. As enormes emissões antropogênicas de gases do efeito estufa estão causando um aumento da temperatura terrestre, determinando, consequentemente, profundas mudanças no clima, tanto em nível planetário quando local.

Antes da Revolução Industrial, o homem emitia bem poucos gases na atmosfera, mas agora o crescimento da população, a utilização dos combustíveis fósseis e o desmatamento contribuem muito com a mudança na composição atmosférica.

Boas práticas:

Diminua a temperatura de geladeiras, ar condicionados e estufas no inverno e aumente no verão: assim, você vive melhor e polui menos.

Oração:

Ó Deus, faze com que as perturbações naturais que provocamos e que trazem sofrimento e destruição aos seres vivos nos abram os olhos à beleza do teu mundo e à conversão do nosso agir.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: