Quarta-feira
Leitura: Atos 17, 24-25.28
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mão humana. Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo mais. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: "Também nós somos a sua linhagem". (Bíblia da CNBB)
Reflexão:
"Duas são as atividades humanas largamente responsáveis pela produção de dióxido de enxofre (SO2): o consumo crescente de combustíveis fósseis e a fusão dos minerais em ferro que contenha enxofre. A elas se acrescenta a criação de animais. Calcula-se que a produção global de dióxido de enxofre, que era de cerca de 9 milhões de toneladas em 1860, passou para 45 milhões em 1910 e para mais de 130 milhões em 1970. Essa substância tóxica faz com que as precipitações, atravessando a atmosfera, se encham de acidez, que é descarregada depois sobre os edifícios, as plantas, as águas dos mares, os rios, os lagos. Produz-se, assim, o fenômeno da 'chuva ácida'".
(Piero Bevilacqua, "La Terra è finita", p.85)
"Os governos devem:
• ajudar as pessoas a aprender a desenvolver e utilizar formas de energia mais eficientes e menos poluidoras;
• estender aos consumidores a informação a respeito do consumo energético."
(Agenda 21, ponto 9, "Proteção da atmosfera")
Boas práticas:
Faça de conta que as sacolas e sacos plásticos não existem: para fazer as compras, use sacolas de algodão.
Oração:
Vem, tu que percorres a Via Láctea, tu que teces o grande manto dos mares e ouves o suspiro do universo e o afã das criaturas. Tu, que vens com o eflúvio dos profetas ou dos cantores dos salmos, impregnado das bem-aventuranças, vivificado pela oração dos pobres. Ó vem, Espírito Santo, fonte do amor, Espírito Criador.
(M. Bouttier)
IMPRIMA ESTE TEXTO



Nenhum comentário:
Postar um comentário