quinta-feira, 15 de abril de 2010

REUNIÃO DOS DIRIGENTES DOS MOVIMENTOS ECLESIAIS, DAS ASSOCIAÇÕES LAICAS E DOS SERVIÇOS ECLESIAIS

Nos dias 17 e 18, no espaço de reuniões Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), acontecerá a Reunião dos Dirigentes dos Movimentos Eclesiais, das Associações Laicas e dos Serviços Eclesiais, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio das Comissões Episcopais para o Laicato (Setor Leigos e Setor Juventude), e Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social (Setor Universidades).

O objetivo do encontro, que tem como tema: “A vivência cristã e os desafios sócio-culturais”, segundo os organizadores, é buscar mais entrosamento e rumos a serem tomados em comunhão com a caminhada da Igreja juntamente com os Dirigentes dos Movimentos Eclesiais, das Associações Laicas e dos Serviços.

São esperadas centenas de pessoas e contará com a participação do arcebispo de Sorocaba (SP) e referencial do Setor Universidades, dom Eduardo Benes; bispo de Registro (SP) e presidente da comissão para o Laicato, dom José Luiz Bertanha e o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e referencial do Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro.

“Estamos trabalhando em conjunto com o Setor Universidades, e a nossa preocupação é buscar o diálogo e a comunhão entre os diversos grupos em prol da caminhada da Igreja no Brasil, tendo como diretrizes gerais as ações evangelizadoras no país”, explicou um dos organizadores da Reunião e assessor do Setor Leigos, professor Antônio Geraldo Aguiar.

Dentro do espaço de reuniões, além da Reunião com os Dirigentes, haverá o Encontro Nacional com os Movimentos Juvenis e participando pela primeira vez, os líderes de movimentos que atuam nas Universidades públicas.

“Serão três eventos simultâneos e ao mesmo tempo conjunto, pois, teremos momentos de atividades comuns e atividades específicas”, ressaltou a assessor para o Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.

Ainda segundo a irmã Maria Eugênia, os líderes e jovens universitários estão muito otimistas e animados com este encontro, principalmente por se tratar de um evento com a chancela da CNBB. “A importância em dialogar em conjunto, ter um espaço para compartilhar experiências, projetos e dificuldades da caminhada faz com que os líderes universitários congreguem da mesma sintonia em todos os cantos do país, o que é fundamental. Pela primeira vez a CNBB cria um espaço próprio de diálogo para os que atuam nos movimentos das Universidades públicas”, destaca a assessora para o Setor Universidades.

Os movimentos que confirmaram a presença foram: Comunhão e Libertação (CL); Focolares; Universidades Carismáticas Renovadas (RCC); Movimento Schoenstatt; Movimento Robert Schumann (ONG que divulga a doutrina da Igreja e atua na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-BH).

Outras informações e as inscrições podem ser feitas pelo site www.cmginetta.org.br usando a senha cnbbleigos.

IMPRIMA ESTE TEXTO

Nenhum comentário: